As aplicações de IA Generativa estão emergindo como uma área chave para impulsionar o interesse por conectividade diferenciada – conectividade de alta qualidade garantida e ininterrupta quando você mais precisa – entre os usuários de smartphones 5G globalmente, conforme mostra uma nova pesquisa do Ericsson ConsumerLab.
Com a expectativa de que o número de proprietários de smartphones que usam aplicativos de IA Generativa pelo menos semanalmente aumente 2,5 vezes nos próximos cinco anos, essa categoria em rápido crescimento se junta aos casos de uso de conectividade diferenciada existentes, como chamadas de vídeo, streaming e pagamentos online, pelos quais os usuários de smartphones dizem estar dispostos a pagar um prêmio por isso.
A conectividade diferenciada e a disposição dos consumidores em pagar aos provedores de serviços de comunicação (CSPs) por um desempenho garantido mais alto para aplicativos essenciais são o tema do mais recente relatório global do Ericsson ConsumerLab, chamado Elevating 5G with Differentiated Connectivity, publicado em 13 de novembro.
Quase um em cada quatro usuários de IA Generativa afirma que já está disposto a pagar até 35% a mais pela garantia de conectividade rápida e segura para tais aplicações de alta capacidade.
A pesquisa mostra que 35% dos usuários de smartphones 5G pesquisados dizem que estariam interessados em pagar por conectividade diferenciada para aplicações essenciais.
O relatório centrado nos CSPs também aborda oportunidades de geração de receita para provedores de serviços com base na pesquisa.
Jasmeet Sethi, Head of ConsumerLab da Ericsson, diz: "A mais recente pesquisa abrangente do Ericsson ConsumerLab indica que, à medida que as aplicações impulsionadas por IA se tornam mais predominantes, as expectativas dos usuários por conectividade aprimorada estão aumentando. Isso reflete as expectativas dos consumidores em relação às futuras capacidades dos aplicativos de IA – talvez relacionadas à geração de imagens, áudio ou vídeo – e a sua disposição em pagar por essas capacidades para que funcionem de maneira rápida e de alta qualidade. Isso sinaliza uma oportunidade para os CSPs de todo o mundo atenderem a essa demanda por meio de experiências de conectividade personalizadas".
Sethi diz que o potencial de geração de receita com conectividade diferenciada para os CSPs aumentará à medida que eles fizerem a transição para modelos de negócios baseados em desempenho, oferecendo assinaturas e planos personalizados com desempenho garantido para diferentes segmentos de consumidores no mercado.
"Essa mudança pode gerar um aumento de 5-12% no ARPU (Receita Média por Usuário) do 5G, à medida que os usuários buscam desempenho confiável garantido para aplicações específicas", diz Sethi. "Além disso, há uma oportunidade de desbloquear novas fontes de receita provenientes da demanda significativa entre os usuários de 5G por aplicativos de alto desempenho, com um em cada três usuários de smartphones 5G disposto a realocar 10% de seus gastos atuais com aplicativos móveis para comprar aplicativos com conectividade elevada embutida. Ao expor APIs Qualidade sob Demanda (QoD) para desenvolvedores, os CSPs podem aproveitar essa demanda, permitindo que os desenvolvedores ofereçam experiências premium e de alto desempenho, e desbloqueando novas fontes de receita no processo".
Principais conclusões da pesquisa:
• Disposição para Pagar: 35% dos usuários de 5G em todo o mundo estão dispostos a pagar mais por conectividade diferenciada que garanta melhor desempenho para tarefas essenciais
• Segmento de Buscadores de Garantia: Contrariando a crença de que os usuários não pagarão a mais por conectividade, a pesquisa identificou 20% dos usuários, conhecidos como 'Buscadores de Garantia', que buscam ativamente conectividade elevada para aplicações críticas e estão dispostos a pagar por isso
• Demanda por aplicativos de IA Generativa: O número de usuários de smartphones que usam aplicativos de IA generativa semanalmente deve aumentar 2,5 vezes nos próximos cinco anos. Um em cada quatro usuários atuais de IA já está disposto a pagar 35% a mais por conectividade diferenciada para garantir desempenho rápido e responsivo de aplicações baseadas por IA
• Interesse Regional: Mercados como Índia, Tailândia e Arábia Saudita têm o dobro da participação de usuários de smartphones interessados em conectividade diferenciada em comparação com mercados como França e Espanha
• Jornada de cinco etapas para CSPs: O estudo delineia um caminho para os CSPs, desde a banda larga móvel não diferenciada até modelos baseados em desempenho e plataforma, em que APIs de rede capacitam os desenvolvedores a criar experiências de aplicativos personalizadas
Mais de 23.000 usuários de smartphones entre 15 e 69 anos foram entrevistados online para a pesquisa – mais de 17.000 deles eram usuários de smartphones 5G de 16 mercados-chave com abrangência global.
Pesquisadores da Ericsson dizem que a pesquisa é representativa de 1,1 bilhão de pessoas, incluindo 750 milhões de usuários de smartphones 5G.
Os usuários de 5G pesquisados vieram de: Austrália, Brasil, Canadá, China Continental, França, Hong Kong, Índia, Arábia Saudita, Cingapura, Coreia do Sul, Espanha, Taiwan, Tailândia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Estados Unidos.