Os laptops de US$ 100 criados por Nicholas Negroponte, diretor do Media Lab do Massachusetts Institute of Technology (MIT) serão fabricados pela Quanta Computer. A empresa de Taiwan foi oficialmente escolhida pela diretoria do One Laptop per Child (OLPC), ONG criada por Negroponte para tratar do seu projeto de inclusão digital.
A produção, entre 5 milhões a 15 milhões de unidades num primeiro lote, será destinado a projetos piloto no Brasil, China, Índia, Argentina, Egito, Nigéria e Tailândia. "Qualquer dúvida anterior sobre um laptop de baixo custo ser construído para a educação de países em desenvolvimento se foi", disse Negroponte ao anunciar o contrato firmado com a maior fabricante de notebooks do mundo, utilizada em sistemas de companhias como Dell, IBM e HP.
A intenção da Quanta é iniciar as vendas dos primeiros laptops no quarto trimestre de 2006. Uma versão destinada à exploração comercial (os laptops do projeto serão vendidos aos governos, que os entregará aos alunos gratuitamente) será desenvolvida em paralelo. O preço inicial de US$ 100 tende a cair.
"Este projeto significa um novo estágio e uma nova escala para a indústria de laptops com a inclusão de crianças que nunca antes foram consideradas como usuárias", disse Barry Lam, fundador e chairman da taiwanesa Quanta. "A empresa quer contribuir com o projeto de dar oportunidade a crianças do mundo inteiro não apenas fechando a brecha digital, mas também contribuindo para compartilhar conhecimento", completou. Participam também do projeto a AMD, Brightstar, Google, News Corporation, Nortel e Red Hat.