Estudo realizado em parceria entre os Correios e Camara-e.net mostra as micro, pequenas e médias empresas estão começando a se conscientizar da importância das tecnologias da informação e da digitalização de processos para o desenvolvimento empresarial. O levantamento mostra que em relação ao uso da internet e do comércio eletrônico, 77,1% possui website, 85,8% possui banda larga, 45,8% faz comércio eletrônico e 47,6% não faz.
Quando questionadas sobre o faturamento que o comércio eletrônico representa dentro do total da empresa, 20,9% das respostas apontaram entre 5% e 10%. Mais de 37% das respostas apontam a falta de informação disponível a quem está começando e a baixa capacitação dos recursos humanos como os principais gargalos para quem quer se digitalizar.
O estudo foi feito durante o ciclo de seminários Comércio Eletrônico para as micro, pequenas e médias empresas, realizado no decorrer deste ano em oito importantes cidades brasileiras ? São Paulo, Campinas, Bauru, Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Florianópolis e Belém.
Os participantes responderam a um questionário sobre o uso das tecnologias da informação em suas empresas. Além das consultas presenciais, as mesmas perguntas foram enviadas por e-mail à base de contatos da Camara-e.net. Dentre as cerca de 8 mil respostas, a partir de um universo de mais de 25 mil pessoas, a maioria das empresas estão situadas nos setores de serviços e comércio, cabendo apenas a 14% dos participantes o setor industrial.
"Esperávamos um público muito menos consciente sobre a importância dos negócios eletrônicos", comenta Antonio de Paula Braquehais, chefe do departamento de negócios e operações na internet dos Correios. "Nosso seminário levou estratégias e práticas para empresários ávidos por conhecimento."
Segundo Cid Torquato, diretor executivo da Camara-e.net, a internet é considerada importante para os negócios por quase 90% dos entrevistados, dos quais 60% a consideram fundamental para a produtividade de suas empresas. "A questão é digitalizar ou morrer empresarialmente.?
Confira alguns itens com as maiores e menores porcentagens de respostas:
? Seus computadores estão em rede?
Sim = 83,7% Não = 13%
? Sua empresa usufruiu dos recursos da internet?
Sim = 91,3% Não = 4,6%
? A conexão é em banda larga?
Sim = 85,8% Não = 17,9%
? Possui site na internet?
Sim = 77,1% Não = 17,9%
? Faz comércio eletrônico?
Não = 47,6% Sim = 45,8%
? Qual a porcentagem do faturamento em comércio eletrônico?
5% a 10% = 20,9% Mais de 50% = 8,6%
? Sua empresa compra pela internet?
Sim = 58,9% Não = 30%
? Que tipo de produtos?
Produtos de informática e tecnologia = 44,7%
Serviços = 16,5%