Vendas mundiais de celulares devem crescer só 0,5% em 2006

0

A demanda mundial de telefones celulares deve crescer marginalmente em 2006, após forte expansão neste ano. Uma das razões da desaceleração é a redução do consumo na Rússia, que deve frear a expansão da Ásia, segundo a Japan Electronics and Information Technology Industries Association (Jeita), associação que representa a indústria japonesa de telefones móveis.

A avaliação da Jeita é que a demanda mundial de telefones celulares deve crescer somente 0,5% em 2006, com a venda de 735 milhões de unidades, após aumento de 9,4% neste ano. A entidade estima que a demanda por celulares no Japão, onde o crescimento da base de usuários vem diminuindo, caia 2,4%, para 44 milhões de unidades no atual ano fiscal que se encerra em março. A queda deve ocorrer pela lentidão na troca de celulares por modelos de terceira geração por parte dos usuários.

Apesar do crescimento de 8,5% da demanda japonesa a partir de abril, motivada pelo lançamento de novos telefones 3G, e de serviços de alta velocidade, isso será seguido por uma queda de 2% no ano fiscal que acaba em março, avalia a associação.

Por causa da esperada redução da demanda no Japão, as fabricantes de celulares japonesas como Matsushita e NEC estão se esforçando para ampliar presença no exterior, mas têm obtido pouco sucesso. A Matsushita informou na semana passada que vai parar de produzir celulares da geração atual para mercados externos e cortar 1,4 mil postos de trabalho. A notícia fez da empresa a mais recente fabricante japonesa a reduzir operações dedicadas ao exterior. A NEC está abandonando o segmento de celulares de baixo custo na China, o maior mercado de telefones móveis do mundo, e reduzindo sua força de vendas naquele país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.