Na última sexta-feira (15/12), foi finalizado o pregão eletrônico para contratação dos enlaces das Escolas Agrotécnicas Federais (EAFs) e para atualização dos enlaces dos pontos de presença (PoPs) de Goiás, Pará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Ao todo, 55 instituições de todas as regiões do Brasil foram contempladas.
Os serviços envolvem circuitos de 1 Mbps a 622 Mbps. A conexão entre os PoPs de Goiânia e Brasília, por exemplo, que era feita, anteriormente, a uma velocidade de 34 Mbps, agora será realizada com a maior velocidade proposta no pregão. Entre as EAFs, a de São Luís foi a mais beneficiada, já que sequer tinha acesso à internet.
O resultado na negociação dos lotes foi considerado satisfatório pelos consultores da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia nas negociações com as operadoras de telecomunicações. Dos 13 lotes oferecidos, 11 foram aceitos.
As empresas vencedoras do pregão são a Brasil Telecom, Telemar e Embratel, e a ativação dos enlaces está prevista para 60 a 90 dias. Os lotes cancelados dizem respeito aos circuitos 622 Mbps para os PoPs do Pará, Paraíba e Rio Grande do Norte, por terem recebido ofertas bem acima dos valores de referência.