A Oracle divulgou os resultados do segundo trimestre do ano fiscal de 2007. A receita total, com base nos princípios contábeis aceitos nos Estados Unidos (US GAAP), atingiu US$ 4,2 bilhões, um aumento de 26% em relação ao mesmo período do exercício fiscal anterior. O lucro líquido GAAP cresceu 21%, passando para US$ 967 milhões no trimestre. O ganho por ação com GAAP foi de US$ 0,18, alta de 20% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.
A receita total da companhia com software aumentou 23% e passou para US$ 3,2 bilhões, dos quais 9% foram proveniente das vendas de novas licenças de bancos de dados e middleware e de 28% de aplicativos. A receita com serviços aumentou 41% e atingiu US$ 949 milhões, na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior.
"Apresentamos um forte crescimento na receita, bem como lucros no segundo trimestre", disse Safra Catz, presidente e CFO da Oracle. ?Estamos agora a meio caminho andado de nosso plano de cinco anos, com meta de crescimento anual de 20% nos ganhos por ação. Estamos confortavelmente à frente dessa meta."
"Continuamos a ganhar participação de mercado da SAP em aplicativos, em middleware da BEA e em banco de dados da IBM", disse Charles Phillips, presidente da Oracle. "No segundo trimestre, nosso crescimento com novas licenças de middleware foi excepcionalmente forte. Temos a expectativa de passar a BEA no total de vendas de novas licenças de middleware ainda neste ano fiscal."
De acordo com o CEO da Oracle, Larry Ellison, a estratégia de aquisição de aplicativos fortaleceu a competitividade da companhia em diversos setores, incluindo varejo, bancos, telecomunicações e serviços públicos. "Agora, o primeiro setor vertical em que entramos por meio de uma aquisição, o ramo de software para varejo, começa a ver os benefícios da integração operacional com a Oracle. No segundo trimestre, nossas vendas de novas licenças de software para varejo mais do que triplicaram. No decorrer do segundo semestre do ano, a unidade de negócios de varejo espera resultados ainda melhores. Oito dos dez maiores varejistas da América do Norte usam software para varejo da Oracle e apenas um usa SAP."