Pesquisa do Ibope/NetRatings mostra um aumento de 10,7% no número de usuários com acesso residencial à internet no Brasil em novembro, na comparação com o mesmo mês de 2005. A empresa de pesquisa atribui o crescimento à expansão das vendas de computadores neste ano. Segundo o levantamento, a base de internautas residenciais do país somou 22,1 milhões, um crescimento de 5,4% sobre outubro.
Entre as medidas apontadas pelo Ibope/NetRatings que contribuíram para o aumento das vendas PCs no país neste ano estão a política de inclusão digital do governo federal e os incentivos, como a chamada da MP do Bem, que isentou do pagamento de PIS e Cofins os micros de até R$ 2,5 mil, reduzindo os preços dos equipamentos para o usuário final. A previsão é que o mercado registre vendas de cerca de 7 milhões de PCs em 2006, ante 5,5 milhões em 2005, segundo dados da IDC Brasil.
De acordo com a Ibope/NetRatings, o número de internautas residenciais que navegou pelo menos uma vez pela web (usuários ativos) em novembro foi de 14,5 milhões, 8,5% a mais que em outubro e 15,5% acima do verificado no ano passado. Em novembro, o Brasil continuou a ser o país com maior tempo médio de navegação residencial por internauta, com 20 horas e 4 minutos, 26 minutos menos que no mês anterior. Na comparação com novembro de 2005, porém, o mês de outubro representa um aumento de 12,2% no tempo de navegação por usuário.
Os dados da empresa baseiam-se em pesquisa telefônica com mil usuários residenciais.