O crescimento do cloud computing e de soluções de gerenciamento de performance de aplicativos na nuvem, além do aumento da penetração de mercado foram os principais motivos apontados pela Fluke Networks para o crescimento em 2011. A unidade brasileira apresentou crescimento de 42% este ano até o mês de novembro.
Para Kleber Oliveira, diretor nacional de vendas da Fluke, o Brasil é um país estratégico e em 2012 receberá apoio mais efetivo para a expansão e conquista de novos negócios, principalmente nas verticais com potencial de crescimento, como os mercados de fibra ótica e cloud computing.
Só em 2011 a Fluke aumentou em 40% a sua rede de canais e distribuidores, atingindo 16 canais para a linha corporativa e 11 distribuidores ao todo. Para o próximo ano, a estratégia é ampliar a atuação no território nacional e investir em novas contratações. “Espera-se no mínimo três novas contratações na área de engenharia e vendas para aumentar a presença em estados nos quais ainda não temos presença física, como Rio de Janeiro e Brasília”, diz Oliveira.
A companhia deve apostar também na linha de produtos Enterprise, vertente que oferece soluções de análise e aplicações voltadas para gestão de redes corporativas e aplicações de missão crítica. O objetivo da companhia é equalizar o faturamento da linha, que hoje representa 30%, com a linha de Infraestrutura (DCI), atualmente responsável por 70% do faturamento total.
Assim, a Fluke espera um crescimento expressivo no próximo ano, ainda maior do que o registrado este ano. “A ideia é aumentar a capilaridade por meio de canais de vendas. A Fluke irá focar em setores estratégicos como operadoras, mercado financeiro e governo, visando um crescimento ainda maior”, diz Oliveira.
- Bons números