Um falso aplicativo com design semelhante ao do Facebook induz o usuário da rede social a se logar e a digitar o seu código de confirmação.
O aplicativo fraudulento, descoberto recentemente pela empresa de segurança Norton, promete proteger as contas do Facebook contra cibercriminosos.
Na verdade, trata-se de armadilha usada por hackers para ter acesso a informações pessoais dos internautas e, com isso, realizar fraude financeira conhecida como phishing.
O app falso descoberto pela Norton tem design precário e mostra sempre o mesmo código de confirmação após o falso cadastramento do usuário (no caso, o código que aparece é sempre 7710).
De acordo com a Norton, 40% dos usuários brasileiros de redes sociais foram vitimas de crimes virtuais nos últimos doze meses.
Para fugir das armadilhas que se multiplicam, a empresa orienta os internautas a nunca clicar em links suspeitos em mensagens de e-mail e a não inserir dados sigilosos em qualquer pop-up que aparece no navegador principal .
Sites e e-mails falsos devem sempre ser denunciados, lembra a empresa. No caso de desconfiança de phishing no Facebook, a falsificação pode ser denunciada no endereço phish@fb.com.
A empresa de segurança também orienta o internauta a somente disponibilizar informações em sites que tenham "https" no endereço da Web ou um cadeado de proteção.
Afora isso, a Norton recomenda cuidado extra ao oferecer informações pessoais em resposta a e-mails e uso de software de segurança atualizado.