O CEO e fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, irá vender 41,4 milhões de ações classe B, avaliadas em cerca de US$ 2,3 bilhões, como parte de uma oferta de 70 milhões de ações ordinárias, de classe A, da rede social, segundo informou a companhia em comunicado nesta quinta-feira, 19. A oferta será coordenada pelos bancos J.P. Morgan, Bank of America Merril Lynch, Morgan Stanley e Barclays, mas ainda não há data definida para ocorrer.
Ainda de acordo com a rede social, o dinheiro da venda dos papéis servirá para o pagamento de impostos vinculados a uma opção de compra de 60 milhões de ações suplementares do Facebook, de classe B. A negociação vai representar uma redução no poder de voto de Zuckerberg para 56,1%, ante os atuais 58,8%. Vale ressaltar que cada ação de classe A vale um voto, enquanto as ações de classe B valem dez votos e podem ser convertidas a uma ação classe A, a qualquer momento.
O Facebook também anunciou que o membro do Conselho de Administração Marc Andreessen venderá 1,65 milhão de ações classe A, o equivalente a um terço dos papéis que detém da companhia, enquanto a rede social venderá 27 milhões.
Com o anúncio, as ações do Facebook, cujo preço mais que dobrou ao longo deste ano, caíram 4%, para US$ 53,54, no pre-market da Nasdaq desta quinta-feira, negociação que ocorre antes da abertura da bolsa. Com informações de agências internacionais.