O Instituto TIM realizou, na última sexta-feira,14, a 4ª edição da tradicional feira de investimentos do programa Academic Working Capital (AWC), na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e contou com apresentações de protótipos e projetos desenvolvidos por estudantes, que buscam recursos de investidores. O programa de educação empreendedora da operadora é destinado a universitários no fim da graduação e já apoiou aproximadamente 400 estudantes, além de viabilizar a entrada de 14 negócios no mercado de startups brasileiro.
O AWC apoia o desenvolvimento de novos negócios de base tecnológica criados por estudantes de graduação. Ao longo do ano, eles recebem acompanhamento, orientação de negócios e recursos financeiros do Instituto TIM. Agora, buscam suporte de investidores e empresários ligados ao mercado de startups. Com a coordenação acadêmica do professor Marcos Barretto, membro do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e coordenação de conteúdo de Diogo Dutra, sócio e diretor-executivo da consultoria em inovação e design CAOS Focado, o AWC apoia estudantes que querem transformar seus Trabalhos de Conclusão de Curso em uma empresa.
Dutra explica que durante os 4 últimos anos o programa tem ampliada sua área de geográfica de atuação, que deverá abranger mais estados do norte e nordeste, uma vez que parte da orientação é feita via videoconferência.
Os produtos de todas as equipes foram expostos em estandes e os cinco grupos mais bem avaliados (Helidrop, HomeShelf, NextCam, Centrics e Aqualuz), apresentaram seus negócios em formato Pitch, recebendo feedbacks de uma banca composta por potenciais investidores, como Caio Bolognesi (Monasshes) e Ricardo Kahn (ISA CTEEP). Além disso, houve um painel com empreendedores convidados, com a presença de Renato Freitas, da 99 e Yellow, e João Fornari, do Road Labs, startup criada em 2017 com o apoio do AWC, que opinaram sobre os modelos de negócios apresentados do ponto de vista de investidores.
Os 33 projetos participantes da edição de 2018 pertencem a diferentes nichos de mercado, como Saúde, Agropecuária, Segurança, Esporte, Design, Sustentabilidade e Meio Ambiente.
Os selecionados na 4ª Edição do AWC foram:
- Helidrop – Equipamento para aplicação de defensivos agrícolas.
- HomeShelf – Plataforma para busca e especificação de móveis e produtos de decoração, otimizando a comparação de preços e representação gráfica para arquitetos.
- NextCam – Câmera inteligente de processamento local para detecção de padrões humanos.
- Centrics – Sistema de análise de satisfação e aprimoramento de atendimento de carteira de clientes.
- Aqualuz – Dispositivo de potabilização de água de poços ou cisternas utilizando a radiação solar.
Instituto TIM
O Instituto TIM (www.institutotim.org.br) tem como missão criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência, tecnologia e inovação, promovendo o desenvolvimento humano, utilizando a tecnologia móvel como um dos principais habilitadores. Define sua atuação em projetos focados em quatro pilares: Ensino (projetos educacionais para crianças e jovens); Aplicações (soluções em software livre); Inclusão (difusão do conhecimento) e Trabalho (novas oportunidades de atuação e capacitação).
Em parceria com diversas instituições federais e mais de 60 secretarias municipais e estaduais, como de Educação, Cultura e Planejamento em todo o país, as ações do Instituto TIM já alcançaram cerca de 400 municípios, em todos os 26 estados e Distrito Federal, beneficiando mais de 700 mil pessoas, especialmente, crianças de 6 a 12 anos.