A Logan, empresa multinacional que oferece uma estrutura de smart data e mídia mobile, recentemente passou por um rebranding e, em sua cartela de mudanças, aproveitou sua experiência e tecnologia para incorporar uma solução ESG, denominada Net Zero ADS, que vai auxiliar as campanhas publicitárias na preservação ambiental.
Em termos mais gerais, Net Zero significa zerar as emissões líquidas de gases do efeito estufa, incluindo o dióxido de carbono (CO2), que é o mais excessivo na atmosfera. Ao mesmo tempo, calcula uma compensação em relação às substâncias poluentes no ar.
"Decidimos dar o primeiro passo no mundo da publicidade digital e lançamos a Net Zero Ads, comprometendo-nos a calcular, através da Super Small Data, e a zerar definitivamente as emissões de carbono de todas as campanhas dos nossos clientes, escolhendo com eles projetos ecológicos certificados e monitorados via satélite para compensar o impacto de carbono, financiando-os por meio de cada impressão entregue" afirma Francesco Simeone, Chief Growth Officer Global e Managing Director Brasil do Grupo Logan.
A solução foi co-projetada e construída em conjunto com os principais parceiros de tecnologia climática, com foco em campanhas publicitárias. São quatro componentes principais para as emissões de uma campanha: device ou a renderização do navegador em uma página; energia das transmissões de dados; custos de produção de conteúdo; e, por último, outros pontos como segmentação e análises.
"Podemos calcular os dois primeiros simulando uma página, como faz um mecanismo de busca, e então é possível ver o uso da CPU e os dados que ele baixou. Um grama de carbono é produzido cada vez que uma impressão de anúncio é gerada", explica Francesco.
Atualmente, a ONU tem considerado como urgência convencer países mais ricos a contribuírem com 100 milhões de dólares por ano, que será usado por países mais pobres para o enfrentamento das mudanças climáticas, e com o início da COP-27 no dia 08 de novembro, o que se tem esperado é o compromisso com meios sustentáveis, não só governamental, mas também ações de empresas privadas.
"Temos diversos produtos em nosso line up orientados a combater as mudanças climáticas, todos baseados em nossa capacidade de interpretar a big data disponível. Daqui para frente, tudo o que a Logan fizer terá a ver com a luta contra o aquecimento global, pois consideramos que esse é o maior problema que a humanidade precisa resolver hoje, e por isso, além do marketing, climate tech é também a indústria onde estamos inseridos agora", agrega Ignacio Alvarez Saez, founder da Logan.
O relatório contém a medição do perímetro de carbono em cada relatório semanal, atualizações do projeto em cada relatório final da campanha, além disso, contém relatórios anuais sobre cada projeto juntamente com certificações renovadas. Os relatórios são preparados por Greenly e Presente, parceiros da Logan.
Para compensar as emissões, a Logan contribui para um portfólio de projetos de remoção de carbono de alta qualidade. As marcas e agências selecionam o projeto que melhor se encaixa com sua cultura e acompanha seu desenvolvimento através de relatórios abrangentes e recebem atualizações referente a esses relatórios sobre o impacto de sua contribuição. Os projetos abrangem países como Brasil, Colômbia e Bolívia.