O marketing pós pandemia

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A pandemia da Covid-19 trouxe inúmeras mudanças nas mais diversas áreas de atuação, dentre elas o marketing. A forma como a profissão passou a ser abordada sofreu algumas alterações, e muito disso se dá por conta do avanço dos processos tecnológicos dentro das empresas, acelerados pelo período pandêmico, mudando o modelo de negócio de alguns empreendimentos. 

Um estudo realizado pela Egon Zehnder, empresa global de consultoria em liderança, reuniu diversos especialistas de grandes players do mercado com o objetivo de coletar insights sobre o futuro da profissão. Os líderes de marketing já enxergam mudanças, não apenas na forma como o mercado passou a operar, mas também na maneira em que o trabalho é executado, havendo alterações até mesmo nas capacidades desejadas nos colaboradores que atuem com o marketing. O levantamento mostra que os profissionais da área deverão operar em um cenário onde o planejamento tradicional e os processos não atendem apenas às necessidades do negócio.

Um insight trazido pelo relatório diz respeito ao propósito que os consumidores passaram a buscar com suas compras. O momento da crise acarretada pela pandemia fez com que as pessoas passassem a buscar principalmente por meios de segurança e conforto, isso trouxe uma necessidade maior das marcas em se mostrarem atentas às pautas atuais e voltadas para a preocupação com o seu consumidor, como assuntos voltados à conscientização ambiental, contra a discriminação de minorias e em combate ao diversos tipos de intolerância. Dessa forma, diversas empresas precisaram (ou precisam) passar por mudanças internas em relação à forma em que estas questões são abordadas para se adequar ao âmbito externo.

Outro fator que foi afetado é a jornada do consumidor, ponto de extrema atenção para os profissionais de marketing. A rápida inovação é uma das principais exigências, junto à criatividade. Mensagens com propósitos específicos estão em alta, pois a Covid-19 acelerou a mudança em relação à execução do marketing, que por sua vez, se encontrará cada vez mais dependente da análise de dados para alcançar o seu público.

Para se manter atualizado, o profissional deve estar, mais do que nunca, conectado às redes sociais, não apenas para ficar ligado às tendências, mas para desenvolver certa influência digital. Além disso, é de suma importância que os profissionais estejam preparados para agir como líderes a fim de tomar decisões que irão causar o impacto desejado ao longo do percurso, e que, acima de tudo, possuam soluções criativas para atrelar sua mensagem às causas relevantes para a sociedade.

Posso afirmar, no entanto, que um dos fatores que segue inalterado no marketing é que não existe fórmula mágica. É preciso sempre testar, analisar resultados e, principalmente, saber exatamente onde se quer chegar para só então obter os resultados desejados.

Daniella Doyle, head de Marketing do Bling, sistema de gestão da Locaweb Company.

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