A Sencinet, integradora de soluções e serviços gerenciados, anuncia a assinatura de uma Ata de Registro de Preços que viabilizará o fechamento de um contrato com o Tribunal de Justiça do Amazonas para a prestação de serviço de conectividade à internet.
O acordo estabelece que a função será executada por meio de satélites de baixa órbita, utilizando a avançada tecnologia Starlink. A empresa também será responsável pelo fornecimento de terminais para até 61 comarcas, o que viabilizará uma ampliação significativa na velocidade e na qualidade dos serviços prestados pelo órgão em todas as regiões do Estado.
O gerente comercial da Sencinet, Thiago Falcão, comenta que para celebrar o acordo, a Sencinet teve que vencer um pregão marcado pela participação expressiva tanto de outros parceiros da Starlink de grande porte como por empresas médias e pequenas.
"O resultado consolida a força dos diferenciais competitivos da Sencinet para este tipo de operação. Afinal, além da possibilidade de usar a constelação de satélites de baixa órbita da Starlink, a Sencinet consegue agregar aos clientes toda uma gama de serviços essenciais para a transformação digital de empresas de todos os setores, como SD-WAN, segurança de rede e outros. Tudo isso gerenciado fim a fim com a experiência de uma organização que já trabalha com satélites há décadas nas mais diversas situações geográficas e com as mais complexas necessidades e tecnologias", explica.
A ampliação da potência da conectividade com o uso dos satélites da Starlink em parceria com a Sencinet ocorre como parte de um processo estratégico de evolução do uso da tecnologia pela justiça amazonense cujos próximos passos incluem a implementação da Inteligência Artificial e a criação de robôs para a automação de tarefas em vários fluxos.
Uma das principais vantagens do sistema da Starlink é a menor distância dos satélites em relação à Terra. Isso permite uma viagem mais rápida dos dados, conhecida como latência. Dessa forma, o tempo de resposta é otimizado e vantajoso em aplicações nas quais as outras modalidades de satélites não eram adequadas.
A ata de registro de preços permite que outros órgãos possam aderir até um total de 122 conexões com a constelação de satélites da Starlink. O executivo da Sencinet chama a atenção para o fato de que participaram deste pregão algumas empresas não credenciadas junto à Starlink para operacionalizar este tipo de serviço. "Caso escolham trabalhar com organizações sem este tipo de parceria formalizada junto à Starlink, os órgãos públicos correm o risco de suspensão imediata do serviço caso tal prática seja identificada", explica.