60% das empresas adotarão IA na gestão de recursos humanos até 2025, afirma Gartner

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Até 2025, 60% das empresas adotarão uma estrutura de Inteligência Artificial (IA) responsável para sua tecnologia de RH e obterão maior experiência e confiança dos funcionários, de acordo com o Gartner.

Com essa rápida adoção da IA, o Gartner Hype Cycle for HR Technology 2024 mostra que as tendências inovadoras incluem desde Inteligência Artificial em RH e gerenciamento de habilidades com IA, incluindo marketplaces internos de talentos, e assistentes virtuais de RH (HRVAs).

Abrangendo mais de 30 inovações emergentes, o Hype Cycle for HR Technology 2024 é uma ferramenta essencial para avaliar e priorizar novos investimentos em tecnologia e diferenciar o hype da realidade. Ele apresenta as últimas inovações, fornecendo insights sobre os níveis de maturidade das diversas tecnologias em ascensão.

As três principais inovações em 2024 incluem:

Inteligência Artificial no RH:

A IA pode ser aproveitada em toda função de RH para fornecer insights preditivos, fazer recomendações, inferir informações, gerar texto ou fornecer uma interface de usuário conversacional. Embora os recursos de Inteligência Artificial anteriores e atuais sejam incorporados ou integrados a uma ampla gama de aplicações de RH, uma nova geração de ferramentas é nativa de IA. Esses avanços estão transformando as expectativas dos usuários quando interagem com as soluções de RH, e aquelas sem Inteligência Artificial ficarão cada vez mais atrasadas no mercado.

Com tanta atenção à IA, a Inteligência Artificial no RH está na fase de Pico das Expectativas Infladas. Portanto, os líderes de RH precisam garantir que os investimentos na tecnologia se concentrem na automação de tarefas, na transformação da experiência ou no fornecimento de insights para funcionários, gerentes, executivos e RH.

Gerenciamento de habilidades com Inteligência Artificial e marketplaces internos de talentos

O gerenciamento de habilidades com IA está na fase de Acionador de Inovação do Hype Cycle. Ele aplica processamento de linguagem natural, gráficos de conhecimento e outras técnicas de Inteligência Artificial para criar uma representação dinâmica dos dados de habilidades. Os líderes de RH podem usar os dados de habilidades para: marcar e recomendar automaticamente conteúdo de aprendizagem; encontrar e conectar-se mais facilmente com especialistas em todas as equipes; propor opções de desenvolvimento de carreira; e combinar talentos com oportunidades de emprego.

"Dados de habilidades mais dinâmicos transformam a maneira como as empresas gerenciam sua força de trabalho", diz Helen Poitevin, Vice-Presidente e Analista do Gartner. "Em tempos de incerteza, as funções de RH que podem aproveitar efetivamente a tecnologia de gerenciamento de habilidades com IA são capazes de se adaptar mais rapidamente e ser mais competitivas na forma como adquirem e implementam talentos".

Os marketplaces internos de talentos (Internal Talent Marketplaces) são plataformas inteligentes que combinam trabalhadores com oportunidades de trabalho e desenvolvimento sem o envolver de recursos humanos. Eles estão na fase de Pico das Expectativas Infladas. Um dos obstáculos é a falta de preparo cultural para modelos organizacionais mais dinâmicos e adaptáveis e para o trabalho baseado em projetos ou temporários.

"Os ITMs fornecem informações valiosas sobre as habilidades presentes na empresa e proporcionam aos trabalhadores uma visão equitativa sobre as oportunidades de crescimento disponíveis. Eles são fundamentais para possibilitar a adaptabilidade, a resiliência e o aprendizado experimental", diz Emi Chiba, Analista Principal Sênior do Gartner. "Os líderes de RH devem procurar testar os ITMs nas unidades de negócios que usam modelos organizacionais adaptáveis ou ágeis, ou trabalhar com líderes progressistas de gerenciamento de talentos prontos para oferecer desenvolvimento ágil de habilidades."

Assistentes virtuais de RH

Os assistentes virtuais de RH são aplicações de software que funcionam com comandos de voz humana (ou texto) para ajudar os funcionários a concluírem tarefas ou solicitações de RH. Esses assistentes estão passando do Pico das Expectativas Infladas para o Vale da Desilusão. As tarefas de RH podem ser demoradas e confusas para os funcionários, gerentes e novos membros da equipe de RH; no entanto, os HRVAs podem diminuir esse fardo.

As HRVAs podem reduzir significativamente o tempo necessário para obter suporte, informações e concluir tarefas de RH; o aprimoramento da eficiência do processo de RH não apenas aumenta o valor das interações de RH, mas também cria uma melhor experiência para os funcionários. Atualmente, os HRVAs estão atrasados em relação ao mercado geral no suporte a casos de uso avançados. É difícil igualar o benchmark estabelecido pelas aplicações focadas em consumidores ou pelos chatbots disponíveis publicamente no curto prazo. Para aumentar as taxas de adoção de vários HRVAs pelos funcionários, os líderes de RH devem considerar a criação de uma interface de usuário unificada.

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