Reta final de ano e grande parte dos gestores de empresas de todos os portes estão focados em traçar estratégias para o próximo período, afinal é hora de desenhar as melhores rotas para atingir os objetivos traçados para a companhia. Estratégia e planejamento bem elaborados existem para a organização aumentar suas chances de sucesso, direcionando a jornada entre o ponto A (onde a empresa está hoje) e um ponto B (onde a organização quer chegar no futuro).
Para facilitar o percurso e impulsionar bons resultados é preciso desenhar estratégias que direcionem as equipes e todos os profissionais envolvidos, desde áreas consideradas linha de frente, que efetivamente trazem o resultado e aumentam o faturamento, até áreas consideradas como apoio e sustentação para o negócio. Afinal, uma completa a outra e todas juntas é que fazem a roda do negócio girar.
Colocar todas em sintonia absoluta nem sempre é fácil, mas como CEO é preciso usar a visão 360º para alinhar a direção de todas, além de potencializar e extrair o melhor de todas as áreas. E vale ressaltar que acompanhar métricas e analisar dados não significa, de forma alguma, deixar o lado humano da organização de lado. Muito pelo contrário, é preciso olhar com atenção para os resultados, pois toda empresa depende disso. Além disso, agir com base em dados possibilita a tomada de decisões mais justas e a criação de um ambiente mais agradável e colaborativo. Aqui sempre falamos que os melhores resultados são conquistados por meio de pessoas felizes.
Mas qual a melhor estratégia para montar a estratégia do período que está prestes a iniciar?
O primeiro passo é saber onde a companhia quer chegar. A partir disso, com os objetivos traçados, as metas desenhadas e toda a liderança alinhada em relação a isso é possível desenhar as iniciativas que serão abordadas para o atingimento do resultado esperado. Estes são os famosos OKRs (Objectives and Key Results / ou em português: Objetivos e Resultados-chave).
A metodologia OKR é conhecida por ser simples e ágil e tem como principais características: a construção colaborativa, a promoção da transparência na gestão das metas e a garantia que todos fiquem alinhados e preparados para enfrentar os desafios que podem surgir no percurso de atingimento das metas.
E é nisso que nos baseamos aqui. Apostamos na metodologia ágil, organizamos os times em squads e discutimos formas de alcançarmos os resultados esperados. Com o alinhamento de todas as equipes podemos garantir que todos estarão, de fato, em busca dos mesmos resultados. Mesmo com ações diferentes, ligadas diretamente a cada área, todos os colaboradores trabalham em prol de resultados que vão refletir diretamente no ponteiro.
Quando trabalhamos dessa forma, juntos, conseguimos manter as expectativas alinhadas e todos sentem que são parte essencial do negócio. E é assim que podemos afirmar que quando a empresa conta com pessoas felizes consegue atingir os melhores resultados.
Celso Sato, CEO do Grupo Accesstage.