A Shopee inaugura seu primeiro hub logístico de Manaus e do estado do Amazonas. A nova unidade é mais um passo na expansão da infraestrutura logística da plataforma e tem como objetivo reduzir o tempo de entrega para os consumidores da capital e dos arredores. Além de oferecer aos usuários uma jornada de compra ainda mais ágil e eficiente de produtos vindo de todo o país, o espaço beneficia também os vendedores da região que terão seus produtos entregues ainda mais rápido.
A região Norte já conta com outros 2 hubs logísticos, localizados em Palmas (TO) e em Belém (PA). "A chegada do novo hub em Manaus reflete a missão da empresa de tornar o e-commerce acessível a todas as regiões e cantos do país. Além de impulsionar a economia local criando empregos na cidade.", avalia Rafael Flores, head de Expansão Logística na Shopee.
Comportamento de compra no Amazonas
Hoje, 2 em cada 10 amazonenses acessam o aplicativo da Shopee mensalmente. Ao olhar para as tendências de buscas dos usuários do estado nos últimos 40 dias, foi observada a procura de itens como vestidos, fones de ouvidos, papetes femininas, papel de parede, árvore de natal. Já entre os itens mais vendidos estão fritadeiras elétricas, projetores, fones de ouvido, capas para colchão e caixas de som.
Estrutura logística Shopee
A Shopee segue investindo no aprimoramento de sua rede logística. Com 12 centros de distribuição (11 no modelo cross-docking e 1 fulfillment) em diferentes estados do Brasil, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás e Rio Grande do Sul. Além disso, a empresa possui mais de 150 hubs logísticos de primeira e última milha, dedicados exclusivamente a produtos de vendedores brasileiros.
Essa estrutura amplia a capilaridade das entregas, permitindo que o marketplace alcance residências em todo o país. A jornada física de um pedido na plataforma começa com a preparação da mercadoria pelo vendedor após a confirmação da compra.
Os produtos são coletados nos espaços dos vendedores por veículos da primeira milha ou são levados pelos lojistas em Agências Shopee, que são pontos de coleta – hoje a empresa conta com mais de 2.500 mil unidades nesse modelo. Os pedidos são encaminhados aos centros de distribuição, onde são separados e enviados para os hubs de última milha, unidades responsáveis pela roteirização e expedição para os mais de 20 mil motoristas parceiros realizarem as entregas ao consumidor.