TV Digital: Comitê consultivo termina atividades sem opinar

0

"Melancólico" foi um dos adjetivos mais mencionados por alguns dos participantes do Comitê Consultivo de TV Digital para definir o que foi, ao que parece, a última reunião do grupo.

Agendada há dois dias pelo ministro Hélio Costa e realizada nesta quinta, 19/1, em Brasília, destinava-se a apresentação do que seriam as conclusões do CPqD sobre o tema.

O CPqD, aliás, não foi chamado a fazer a exposição, que ficou sob a responsabilidade do próprio Minicom. Segundo relatos ouvidos por este noticiário, não foi possível, durante o encontro, esclarecer nenhuma das dúvidas que permeiam diferentes setores representados no Comitê Consultivo: como será estabelecida a política, qual será a política industrial, como se desenvolverá um set-top de baixo custo, quais serão os deveres e direitos dos diferentes setores (por exemplo, empresas de TV paga terão ou não que levar os sinais digitais das emissoras?). Nada disso encontrou resposta.

Segundo os relatos dos presentes, o ministro Hélio Costa preocupou-se em criticar o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), que reclama do "esvaziamento" do Comitê Consultivo e queixa-se que a reunião foi convocada sem tempo hábil. Hélio Costa chamou de "antidemocrática" e "irresponsável" a posição do FNDC.

Costa, segundo os participantes, voltou a repetir que, diante do que se busca, o padrão japonês é o que tecnicamente mais se aproxima dos interesses do Brasil, mas que os demais têm chances, em função do que apresentarem nas negociações. Entre os interlocutores ouvidos por este noticiário, todos saíram com a sensação de que a decisão está tomada. Não foi pedido ao Comitê Consultivo nenhuma manifestação formal em relação ao trabalho do CPqD.

Saia justa

Hélio Costa protagonizou ainda um momento de desconforto, ao não se referir à indústria nacional de televisores (parte do Comitê Consultivo, através da Eletros) ao comentar a possibilidade de adoção de um set-top de baixo custo. Costa disse que estava em conversas com fornecedores, japoneses, tratando do tema. O tom final da reunião, segundo os participantes, foi de despedida e encerramento dos trabalhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.