A Vivo planeja fazer parceria com duas instituições financeiras ainda neste trimestre para o oferecimento de mobile banking aos usuários. O teste piloto já vem sendo realizado e agora depende do acordo comercial.
A operadora tem parceria com o Banco do Brasil desde 2005. O gerente de serviços de pagamento da Vivo, Sérgio Goldstein, disse que 4 milhões de aparelhos com a tecnologia Brew, da Qualcomm, estão capacitados na rede da operadora para os serviços de banco móvel, porém não revela o volume de transações.
O usuário interessado no serviço paga pelo conteúdo uma mensalidade de R$ 2,50, e pelo acesso mais 4 centavos por kilobyte, se for pós-pago, e 5 centavos/kilobyte se for pré-pago.
"Os bancos têm que criar essa cultura para seus clientes", diz Goldstein. "E eles estão acreditando, aderindo e certificando os dispositivos móveis." O executivo acredita que a maior resistência para uso do serviço é dos bancos, e não dos clientes. Por isto, é preciso primeiro quebrar a resistência das instituições financeiras para depois fazer um trabalho de marketing junto ao público.