Tim Berners-Lee revela o novo mundo virtual da web 3.0

0

A internet voltará às suas origens com a web 3.0, ou web semântica, a partir do momento em que os usuários tiverem maior controle sobre os conteúdos por eles produzidos e à medida que houver movimento mais forte de portabilidade de dados, facilitando o uso de dados linkados pelos internautas que disponibilizarão os conteúdos para outras pessoas.
A afirmação foi feita pelo criador da world wide web (www), Tim Berners-Lee, durante o Campus Party 2009, evento de inovação tecnológica e entretenimento eletrônico em rede que acontece até a próxima sexta-feira, 23, em São Paulo. "A tendência é que seja mais fácil conseguir dados brutos, disponibilizados por empresas e governo às pessoas, que por sua vez desenvolveriam os conteúdos a partir disso. A web 3.0 fará com que as empresas não sejam mais as donas dos dados", afirma Bernes-Lee, ressaltando que é exatamente isso que facilitará a ação de empresas e governos.
O guru da internet avalia que todos os dados serão públicos e que as pessoas terão mais facilidade para acharem o que procuram. "Com as plataformas abertas, os programadores terão a oportunidade desenvolver novas aplicações, trazendo mais interatividade para a internet", opina.
Segundo Berners-Lee, entre outras coisas, esse movimento facilitará a realização de publicidade pelas empresas, pois como os dados serão públicos, as companhias não precisarão gastar fortunas com publicidade pela internet, já que poderão se beneficiar dos dados linkados.
O criador da web classificou como frustrante a web 2.0, que, apesar de ter permitido a participação do internauta na produção de conteúdo, manteve o controle deste pelas empresas. Isso porque, de acordo com o pesquisador, nem todas as informações podem ser transferidas para onde os usuários quiserem, já que as companhias não permitem ou não facilitam o tráfego de seus dados. Com a web 3.0, ou web semântica, será possível estruturar e gerenciar os conteúdos armazenados na web, na forma de texto, som, imagem e gráficos a partir de valoração semântica desses conteúdos, de forma que não somente seres humanos possam entendê-la, mas principalmente máquinas. Com as informações devidamente organizadas, fica fácil de criar sistemas e robôs de busca mais inteligentes e ágeis.
Em relação ao uso da internet pelo celular, Berners-Lee aponta que esse movimento é muito importante, já que o acesso chega a mais pessoas. "Os celulares são um importante meio de aceleração do acesso à web, permitindo que ela chegue a pessoas de áreas rurais ou que não têm computadores", diz.
Quando questionado sobre a intenção do governo brasileiro de regulamentar a internet, Berners-Lee observou que, de forma geral, a internet precisa ter uma neutralidade e que ninguém deveria monitorar ou bloquear o acesso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.