As lojas de aplicativos movimentarão US$ 29,5 bilhões até 2013. A previsão é do Gartner, que estima um volume de mais de 21,6 bilhões de downloads de aplicativos naquele ano. De acordo com a diretora de pesquisa da instituição, Stephanie Baghdassarian, "a popularização dos smartphones e o foco dos vários players da cadeia de valor em lojas de aplicativos farão com que consumidores façam mais downloads". Em 2010, o gasto mundial de consumidores em lojas de aplicações móveis deverá ser de US$ 6,2 bilhões, com downloads ultrapassando a marca de 4,5 bilhões, dos quais oito em cada dez arquivos baixados pelos usuários neste ano devem ser gratuitos (freeware). Há diferentes formas de se obter receitas nas ofertas de freewares, dentre elas está a possibilidade de se cobrar por produtos adquiridos dentro de um aplicativo gratuito ou ainda por meio de publicidade através de banners ou anúncios de página inteira entre os níveis de um jogo.
"O crescimento nas vendas de smartphones não significa necessariamente que os consumidores gastarão mais dinheiro, mas amplia o mercado potencial para ofertas baseadas em publicidade", pondera a diretora.
A receita de downloads das lojas de aplicativos ultrapassou US$ 4,2 bilhões em 2009. De acordo com levantamento do Gartner, games lideram a lista dos aplicativos mais baixados, seguidos por aplicações de m-commerce, redes sociais, utilitários e ferramentas de produtividade.
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