A tecnologia sem fio long term evolution (LTE) será dominante no desenvolvimento das redes de 4G. Entretanto, o WiMAX continuará a ser uma alternativa tecnológica interessante para determinados mercados e aplicações e deve avançar significativamente nos próximos anos, analisa a Pyramid Research.
Segundo a empresa de pesquisas, o número de assinantes de serviços WiMAX no mundo deve crescer cerca de dez vezes até 2013, atingindo 53 milhões de usuários. A consultoria avalia que a LTE e o WiMAX são tecnologias complementares e podem coexistir.
O analista sênior da Pyramid Research, Dan Locke salienta que o WiMAX surgiu com ar de tecnologia revolucionária para o mercado de mobilidade, mas acabou por ser aplicado apenas em algumas oportunidades de mercado. Entre elas, o analista destaca os países emergentes, áreas rurais ou as carentes de uma cobertura de banda larga, e em aplicações empresariais.
"Em contraste a isso, a LTE avançou rapidamente para se tornar a nova geração das redes das operadoras de telefonia móvel, sendo que algumas delas já investirão pesadamente nesta tecnologia a partir deste ano", ponderou.
Locke observa, porém, que o futuro da tecnologia WiMAX vai depender dos modelos de negócio e estratégias adotadas pelos provedores de serviço.
- Alternativa tecnológica