Dados divulgados pelo IBOPE revelam que a publicidade online no Brasil, em 2011, cresceu acima da média do mercado, tendência já observada nos anos anteriores.
No ano, os gastos com anúncios na internet atingiram R$ 5,4 bilhões, o que representa crescimento de 69% em relação aos R$ 3,2 bilhões gastos em 2010. Com esse resultado, o meio online consolida uma participação de 6% no bolo total de investimentos em mídia no país.
O instituto salienta que uma parcela desse crescimento deve-se a readequação de dados reportados e tabela de preço dos portais.
No âmbito geral, os investimentos publicitários no Brasil em 2011 aumentaram 16% em comparação com 2010, atingindo R$ 88,3 bilhões. A TV manteve-se no posto de maior destino desses investimentos, abocanhando R$ 46,4 bilhões, contra os R$ 40,2 bilhões de 2010. A sua participação relativa no mercado, entretanto, se manteve inalterada, em torno de 53% do total.
Confira nos quadros abaixo os investimentos em publicidade, por meio, e o ranking dos maiores anunciantes do país.
Investimentos em mídia no Brasil
Maiores anunciantes
Fonte: IBOPE/Monitor Evolution
A publicidade online tem tudo para crescer ainda mais, pois só aumenta o número de usuários que fazem suas buscas pela internet e efetuam compras (só aqui no Brasil, os brasileiros gastam uma média de 27% de sua renda em compras pela internet, frente a uma média global de 23%, segundo aWorldPay). Abraços.