A Associação Para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) anuncia a abertura de seu primeiro escritório físico fora do Brasil, em Cingapura. A proposta é gerar oportunidades de negócios para as empresas brasileiras no mercado asiático e também no Oriente Médio. Ação integra o Projeto Setorial de Exportação de Software e Serviços de TI, desenvolvido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Desde 2001, a Softex organiza missões comerciais e eventos institucionais na Ásia e mantém, há quatro anos, um escritório virtual em Tóquio. "A localização geográfica privilegiada de Cingapura nos possibilitará um expressivo ganho na identificação de demandas e na exploração de oportunidades de negócios tanto no sudeste asiático como na Ásia Central, Ásia Pacífico e Oriente Médio", destaca Hélio Ciffoni, gerente do escritório Softex Ásia.
Ciffoni acrescenta que há mais de um ano a Softex está em contato com as três principais federações de TI de Myanmar – dos profissionais de informática, de computação e a da indústria de software – "que têm interesse em conhecer as ofertas brasileiras na área e levar a avaliação MPS.BR para aquele país. As oportunidades de negócio em Myanmar, apontadas pela Softex, incluem aplicativos para smartphones (finanças, educação, seguros e saúde), sistemas bancários, soluções para a rede de ATM, e-learning, seguros e bolsas de valores.
Em outros países asiáticos, as oportunidades já mapeadas pela Softex para as empresas de software e serviços de TI brasileiras estão relacionadas à demanda por serviços para suprir a falta de mão de obra em AIX/Websphere, SAP e mainframe e por aplicativos para smartphones nas áreas de saúde, finanças, esportes e entretenimento no Japão; software embarcado e soluções na área de educação na Coreia do Sul; desenvolvimento de soluções para empresas fabricantes de hardware em Taiwan; soluções para a área bancária e cooperativas de microcrédito na Indonésia e sistemas para o segmento de petróleo & gás e parceria para o desenvolvimento de soluções com startups detentoras de patentes em Cingapura.