Estudo revela que Facebook injetou US$ 10 bi na economia brasileira no ano passado

0

Com uma base atual de mais de 1,35 bilhões de usuários em todo o mundo, o Facebook gerou no ano passado um significativo impacto na economia global, ajudando a estimular a inovação e a desbloquear novas oportunidades através da conexão de pessoas e negócios.

É o que aponta estudo da Deloitte divulgado nesta terça-feira, 20, o qual revela que a rede social gerou um impacto econômico global de US$ 227 bilhões e 4,5 milhões de empregos ao redor do mundo em 2014. No Brasil, a plataforma foi responsável por um impacto de US$ 10 bilhões na economia local e gerou 231 mil empregos. Na América Latina, foram 1,43 milhão empregos gerados e US$ 21 bilhões injetados na economia local.

Hoje são 91 milhões de brasileiros conectados ao Facebook todos os meses e 2,1 milhões de pequenas empresas com páginas ativas. O número de brasileiros conectados a uma pequena empresa – que interagem com conteúdos publicados por elas – chega a 72 milhões de pessoas, ou 80% da base mensal. O volume é superior à média mundial, de 70%.

"O Brasil possui um grande número de empreendedores de pequeno porte e boa parte deles já descobriu como podem usar o Facebook para expandir seus negócios. Hoje uma em cada três pequenas empresas possui página no Facebook e boa parte delas já consegue se beneficiar das conexões para impulsionar vendas e também gerar empregos", diz Alexandre Hohagen, vice-presidente do Facebook na América Latina.

Marketing, plataforma e conectividade

A análise feita pelo estudo considerou três pilares: marketing, plataforma e conectividade. Considerando o impacto econômico para empresas que usam o Facebook para marketing na conexão com seus consumidores, construção de marca e para impulsionar vendas online e offline, o Brasil é o segundo país mais bem colocado em impacto econômico (US$ 8,4 bilhões) e também em empregos gerados (189 mil), ficando atrás somente de Estados Unidos. Globalmente, o Facebook foi responsável por um impacto econômico de US$ 148 bilhões e 2,3 milhões de empregos gerados em 2014, neste aspecto.

Em relação ao impacto da rede social para os desenvolvedores de aplicativos, esse ecossistema injetou US$ 600 milhões na economia e gerou 17 mil empregos no Brasil. Mundialmente, o impacto econômico foi de US$ 29 bilhões e 660 mil empregos gerados.

Por fim, o impacto criado por meio de vendas de dispositivos móveis e conectividade de internet pelo desejo de acessar o Facebook, injetou, no Brasil, US$ 1,3 bilhão na economia e gerou 25 mil empregos. No mundo, o impacto econômico somou US$ 50 bilhões e 1,6 milhões de empregos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.