A pesquisa do Gartner com 173 CFOs globais em novembro de 2020 revelou que os planos para investimentos digitais substanciais superaram as agendas dos CFOs em 2021. Sem melhorar as competências digitais, os departamentos financeiros provavelmente terão dificuldade para se beneficiar totalmente de uma série de investimentos recebidos, incluindo análises avançadas, automação de processos robóticos ( RPA) e inteligência artificial (IA).
"Os CFOs estão se inclinando para o 'mandato digital' e investindo pesadamente em tecnologias de próxima geração", disse Alexander Bant, chefe de pesquisa na prática de finanças do Gartner. "No entanto, eles devem lembrar que a transformação digital é uma equação de duas partes envolvendo não apenas as próprias tecnologias, mas também garantindo que tenham uma equipe que sabe como, quando, onde e por que aproveitar essas novas tecnologias."
Cinco competências para desbloquear o potencial digital de finanças em 2021
Para ajudar os CFOs a se concentrarem nas áreas certas, os analistas do Gartner classificaram 50 competências digitais e as avaliaram de acordo com três critérios. Em primeiro lugar, eles foram classificados de acordo com sua novidade – o grau em que essas competências são genuinamente novas. Em segundo lugar, de acordo com o poder de permanência ou quão relevantes são para as tecnologias práticas do mundo real em uso nas finanças. Em terceiro lugar, de acordo com a aplicabilidade – a medida em que uma competência digital se relaciona especificamente com finanças.
As cinco principais competências digitais para a equipe de finanças são:
Alfabetização tecnológica – uma compreensão de como explorar a tecnologia digital para gerar melhores resultados para as finanças e os negócios. Essa competência é a chave para derivar valor de novas tecnologias nas quais os CFOs estarão investindo este ano, desde análises avançadas até aprendizado de máquina (ML) e IA. A alfabetização tecnológica entre a equipe de finanças garante que as novas tecnologias sejam colocadas em uso de uma maneira que contribua para o valor real do negócio e apoie o crescimento futuro dos negócios.
Tradução digital – A capacidade de explicar como as tecnologias digitais interagem com as partes interessadas, processos e sistemas financeiros. Essa competência se baseia em competências anteriores de parceria de negócios, conectando os problemas dos parceiros de negócios à solução digital de maior valor. A equipe com habilidades eficazes de tradução digital pode servir como um canal entre parceiros de negócios e especialistas digitais (como cientistas de dados) para garantir que as tecnologias digitais forneçam percepções que sejam relevantes e possam ser utilizadas pelos parceiros de negócios.
Aprendizagem digital – A capacidade de atender rapidamente a novos requisitos de aprendizagem digital em novos ambientes. Modelos antigos de treinamento baseados em sessões conduzidas por gerentes em intervalos definidos não são mais viáveis ??em um ambiente movido por constantes mudanças. Os próprios funcionários de finanças devem assumir a responsabilidade por suas jornadas de aprendizagem e compreender rapidamente como adaptar novas tecnologias e incorporá-las à pilha atual.
Gerenciamento de polarização digital – A capacidade de detectar e articular distorções em ML e gerenciar os riscos associados. Essa competência é vital para aprimorar os modelos de ML, monitorar a qualidade dos dados e aumentar a confiança das partes interessadas nessas tecnologias. As equipes de finanças com competências de gestão de polarização digital têm maior consciência dos resultados falhos gerados pelo ML e podem mitigá-los e evitá-los melhor.
Ambição Digital – A vontade de abraçar novas tecnologias e novas formas de trabalhar. Funcionários de finanças com essa competência têm uma mentalidade proativa e desejam desenvolver constantemente suas habilidades digitais. Funcionários de finanças com ambição digital têm um interesse autêntico em como as novas tecnologias podem melhorar seus resultados de trabalho e negócios.
"Os CFOs nos dizem que é uma luta garantir apenas uma dessas competências, quanto mais todas as cinco entre suas equipes", disse Bant. "No entanto, a maioria dessas competências são treináveis ??e podem servir como blocos de construção para um melhor retorno sobre os investimentos em tecnologia de financiamento."