O BS2, banco digital especializado em empresas, amplia sua atuação no arranjo Pix e passa a oferecer a modalidade Pix Indireto. O serviço permite que outras empresas disponibilizem a solução de pagamento instantâneo ao seu cliente final, mesmo não sendo participante direto do sistema Pix.
A partir de 1º de março, qualquer instituição que possua contas transacionais precisa ser participante do arranjo de forma direta ou indireta. Nesse sentido, o BS2 passa a viabilizar a participação dessas empresas no SPI (Sistema de Pagamentos Instantâneos) de forma indireta. A normativa foi publicada pelo Banco Central em dezembro passado.
"Com essa medida, o mercado se torna mais transparente e seguro. Ao passo que os atores se tornam conhecidos e as transações rastreáveis, aumenta a segurança de todo ecossistema", diz Breno Guelman, executivo de Digital Cash Management do BS2.
A escolha do BS2 em atuar no Pix Indireto também é resultado do investimento na estruturação da sua área de BaaS (Banking as Service) e Digital Cash Management, que desde setembro se tornou uma vertical de negócios independente para compor a estratégia do banco em oferecer um portfólio completo de soluções às empresas. Esta unidade atende clientes extremamente digitalizados e que operam em alta volumetria, exigindo, principalmente, disponibilidade e alta capacidade de processamento.
Expertise Pix
O BS2 foi o primeiro banco homologado pelo Bacen para operar o meio de pagamento instantâneo no País. "Somos um grande entusiasta de Pix desde o início. Desenvolvemos uma plataforma com tecnologia proprietária de ponta a ponta, o que nos deu a capacidade de implantar rapidamente as novidades. Em novembro de 2022, por exemplo, o BS2 representou 9,61% das operações Pix P2B (People to Business, pessoas para empresas) do Brasil. Estamos prontos para ajudar as empresas a se adaptarem ao novo cenário", comenta Guelman.
Com o Pix Indireto, o BS2 dá oportunidade para instituições que ofertam wallets e contas transacionais de se posicionarem de igual para igual em relação aos grandes bancos. A transferência é debitada ou creditada na conta do cliente final e a contraparte visualiza diretamente o nome do destinatário final e seus respectivo PISP (Provedor de Serviço de Iniciação de Pagamento). Esse formato também viabiliza a oferta de todas as funcionalidades do Pix, como o QR Code Estático e Dinâmico, Pix Saque e Pix Troco.