Anualmente, o futuro parece prometer inovações tecnológicas maiores e melhores. Começamos 2025 com um panorama tecnológico marcado pela incerteza econômica e geopolítica, grandes mudanças no comportamento do consumidor, um ecossistema digital em expansão e uma pressão intensa para que as empresas adotem e integrem a IA em suas operações.
Para competir num ambiente como este, os líderes corporativos devem ser capazes de diferenciar entre o entusiasmo passageiro e as tecnologias que irão impulsionar mudanças duradouras.
Conheça quais são as tendências tecnológicas em 2025:
- Agente de IA no centro das atenções
Em 2025, a IA não será apenas uma ferramenta, mas um colaborador. Muitas delas usadas hoje são baseadas em regras ou conjuntos de dados estáticos. A agente de IA se difere porque pode aprender continuamente com as entradas/perguntas do usuário e integrar histórico da conta, ambiente de rede, padrões e preferências de comportamento do usuário para tomar decisões com pouca ou nenhuma supervisão humana.
Em outras palavras, ao contrário das abordagens atuais que exigem avisos/perguntas do usuário ou regras predefinidas, os agentes de IA não apenas irão interagir diretamente com humanos ou dispositivos, mas também serão capazes de descobrir, aprender e colaborar entre si para formar fluxos de trabalho complexos e/ou cadeias de operações para automatizar até mesmo funções de negócios. Com isso, veremos empresas implementando diretrizes éticas obrigatórias para garantir justiça e transparência nas decisões algorítmicas e proteger a propriedade intelectual.
- Robôs humanoides e humanos juntos
O futuro do trabalho não será uma escolha entre humanos ou máquinas. Robôs alimentados por IA farão parte da força de trabalho futura e provavelmente veremos o primeiro exemplo acontecer já neste ano. Isto forçará as empresas a reimaginarem completamente a dinâmica do seu local de trabalho porque o desempenho dos robôs será impulsionado pela sua capacidade de processar e analisar dados em tempo real.
Ao mesmo tempo, as organizações devem garantir que a segurança acompanhe o ritmo da evolução. Não apenas para garantir que os dados processados por robôs e humanos sejam mantidos em segurança, mas também para manter os robôs protegidos contra hackers e ajustes ameaçadores em seus softwares e comandos. E tudo isso mantendo a transparência necessária num ambiente de trabalho híbrido onde humanos e máquinas perseguem juntos objetivos comuns.
- Duas verificações da realidade com a IA
A IA continuará em alta e as empresas manterão investimentos nessas soluções. À medida que as jornadas da IA progridem, também avançará a compreensão de que o caminho está repleto de obstáculos.
Apesar dos bilhões de dólares investidos em modelos e soluções baseadas em IA em 2024, novos dados do AI Readiness Index da Cisco mostram que a preparação para IA diminuiu um ponto globalmente no ano passado. Agora apenas 13% das empresas estão prontas para aproveitar todo o potencial das tecnologias baseadas em IA.
Em 2025, as organizações irão debater sobre a melhor forma de garantir o nível certo de potência computacional. As empresas terão de contar com os seus parceiros estratégicos para identificar e priorizar os seus casos de utilização de IA, melhorar as competências das suas equipes e modernizar os seus ambientes de infraestrutura de forma progressiva e proporcional.
- Novas ameaças
A ascensão da IA também traz uma nova era de desafios de segurança cibernética. Em 2025, as empresas deverão melhorar as suas posturas de segurança para lidar com tipos de risco inteiramente novos introduzidos pela IA. Um exemplo são os ataques de injeção imediata, onde entradas maliciosas são disfarçadas como solicitações legítimas de usuários em sistemas de IA generativa.
O AI Readiness Index da Cisco mostra que só 30% das empresas em todo o mundo afirmaram ter capacidade para enfrentar estas ameaças. As organizações adotarão protocolos de segurança resistentes à tecnologia quântica para proteger dados confidenciais. E a ascensão dos ecossistemas e plataformas digitais complica ainda mais o cenário.
- Tempo de inatividade da rede próximo de zero
Mais de 40% das interrupções de rede são causadas diretamente por configurações incorretas e podem custar às empresas 9% da sua receita anual total. Como tal, um dos desenvolvimentos mais promissores no horizonte é o potencial da IA para eliminar virtualmente estes acidentes de configuração manual incorreta. Ferramentas inteligentes podem executar fluxos de trabalho automatizados durante todo o ciclo de vida da rede e fornecer rastreabilidade para cada ação.
As ferramentas orientadas por IA foram criadas para revolucionar o gerenciamento e garantia de rede, o aprendizado e o benchmarking de cada configuração para reduzir erros e garantir operações ininterruptas. Configurações incorretas vão diminuir rapidamente à medida que a adoção da IA crescer, tornando a automação acessível a mais organizações, e esperamos ver o tempo de inatividade da rede causado por erro humano se aproximar de zero rapidamente.
- Ajuda para equilibrar sustentabilidade e crescimento na era da IA
A IA exige níveis elevados de consumo de energia que impactam as emissões de carbono em todos os níveis. Até 2025 espera-se que a quantidade utilizada pelos data centers dedicados à IA corresponda à energia consumida por um país do tamanho da Holanda em um ano. A sustentabilidade surge como uma preocupação central.
Neste ano, os clientes procurarão cada vez mais parceiros que possam implementar tecnologia e, ao mesmo tempo, ajudá-los a cumprir os seus compromissos de emissões zero, além das metas de sustentabilidade. As empresas que vencerão serão aquelas que priorizarem produtos energeticamente eficientes e um modelo de negócio circular. Curiosamente, a tecnologia alimentada por IA também pode desempenhar um papel crucial no desbloqueio da eficiência energética.
As empresas verão que a IA inaugura uma nova era de "rede de energia", que combina capacidades de rede definidas por software com um sistema composto por microrredes de corrente contínua (DC). Essa integração proporcionará maior visibilidade sobre as emissões e uma plataforma para otimização do uso, distribuição e armazenamento de energia.
Expectativa para o futuro
Este ano marca um momento crucial na nossa jornada tecnológica onde a IA, a segurança cibernética, a governança de dados e a sustentabilidade convergem para redefinir o ambiente de negócios. Abraçar estas tendências com visão estratégica e pragmatismo capacitará as empresas a enfrentar desafios e aproveitar oportunidades de crescimento e excelência. As tendências em jogo em 2025 redefinirão a interação entre tecnologia e humanidade.
Liz Centoni, vice-presidente executiva e diretora de Customer Experience da Cisco.