Pesquisa encomendada à Dynamic Markets pela LANDesk Software, fornecedora de software integrado para gerenciamento de desktops, dispositivos e segurança, revela que as empresas não estão conseguindo vencer a ameaça crescente provocada pelos dispositivos móveis que são usados fora da rede da empresa e que, conseqüentemente, estão permitindo falhas contínuas de segurança.
O levantamento global, realizado no mês de novembro, ouviu 500 gerentes de tecnologia da informação dos Estados Unidos e da Europa sobre as atitudes tomadas para proteger de forma proativa as redes empresariais contra grandes ameaças como códigos malignos, adware ou spyware.
"Esses problemas são geralmente resultados da falta de políticas que evitem o acesso de laptops e outros dispositivos à rede sem antes executar verificações de segurança adequadas", alerta Ivan Escobar, diretor para América Latina da LANDesk.
Por causa dessas medidas de segurança inadequadas, mais de 65% dos gerentes de TI entrevistados continuam tendo problemas de falha na segurança e procurando outros métodos de proteção para suas organizações, além do simples software antivírus. Cerca de 60% dos entrevistados disseram que suas empresas não possuem uma forma de examinar os dispositivos que tentam se conectar às suas redes e isolar qualquer sistema que não esteja de acordo com as exigências de segurança de suas empresas.
Os resultados da pesquisa também revelaram que muitos gerentes de TI estão apostando na sorte com relação à segurança da rede, apesar de mais de 85% dos entrevistados afirmarem que suas empresas possuem funcionários em mobilidade ou em campo. Aproximadamente metade dos entrevistados (46%) admitiu que a única forma de reforçar o sistema de segurança em laptops e dispositivos móveis é quando estão fisicamente no ambiente da empresa. "Isso significa que, enquanto estiverem operando ou sendo conectados remotamente, esses dispositivos representam um risco significativo aos negócios", ressalta Escobar. Além disso, 23% dos entrevistados disseram que precisam contar com os próprios usuários para a instalação de correções do sistema de segurança.
O gerenciamento de funcionários remotos ou em mobilidade também é um problema para os gerentes de TI, pois 22% dos entrevistados disseram existir computadores ou laptops que operam fora da rede da empresa que não podem ser gerenciados usando a rede privada virtual (VPN).
As causas de falhas na segurança da rede relacionadas abaixo foram mencionadas como sendo as mais comuns:
? Dispositivos móveis ou laptops não autorizados que se conectam à rede da empresa ? todos os entrevistados: 30% (EUA: 34%, Inglaterra: 27%, França: 37%, Alemanha: 21%)
? Usuários que alteram ou desativam ajustes ? todos os entrevistados: 33% (EUA: 42%, Inglaterra: 29%, França: 37%, Alemanha: 14%)
? Correções desatualizadas no sistema de segurança ou antivírus desatualizado ? todos os entrevistados: 26% (EUA: 28%, Inglaterra: 26%, França: 25%, Alemanha: 22%)
?As vulnerabilidades no sistema de segurança estão aumentando em quantidade e severidade, e o uso crescente por parte das empresas de dispositivos móveis está agravando a situação?, ressalta Escobar, destacando que as empresas podem implementar medidas proativas de proteção, que incluem a criação de uma política de segurança corporativa para os dispositivos móveis e a implementação de uma solução de segurança.