Os gastos das empresas com TI na Índia neste ano, ao contrário de muitas outras regiões do mundo, continuarão a crescer e devem superar em 5,52% a cifra registrada em 2008, segundo estudo do Gartner. Mas o ritmo crescimento, no entanto, será menos acelerado do que o verificado no ano passado, quando os investimentos em TI no país registraram aumento de 13%.
A consultoria apontou também os gastos com TI das empresas da América do Norte e da Europa tendem a se manter no mesmo patamar de 2008, enquanto que na América Latina deve apresentar um ligeiro crescimento e na região da Ásia-Pacífico, uma pequena retração.
"As empresas indianas terão de se adaptar rapidamente a fim de manterem suas propostas de valor diante da volatilidade da economia global", disse Peter Søndergaard, chefe global de pesquisa do Gartner. O analista disse que as empresas indianas têm de observar que os investimentos em TI se estendem para além da simples redução de custos e devem aumentar significativamente o seu desempenho.
De acordo com o Gartner os gastos mundiais com TI devem totalizar mais de US$ 138 bilhões, provenientes de empresas dos setores público e privado, abrangendo 1.527 empresas em 48 países e 30 indústrias.
- Orçamento maior