Mercado mundial de modems 3G supera 35 milhões de unidades

0

O mercado mundial de modems 3G para conexão móvel à internet em banda larga somou mais de 35 milhões de aparelhos no ano passado, de acordo com pesquisa da ABI Research.
Segundo a empresa, a grande maioria dos aparelhos foi de modems USB, vendidos pelas operadoras de telefonia móvel que adotaram uma política de preços agressivos por meio de pacotes de subsídios atrelados aos planos contratados. Outros 3,5 milhões de aparelhos que chegaram ao mercado foram de modems embarcados em notebooks e netbooks.
No Brasil, por exemplo, a TIM fechou parceria com a HP e a Asus para a venda de notebooks e netbooks com chips embarcados e com a conexão de banda larga móvel ativa.
De acordo com o principal analista da ABI Research, Philip Solis, depois de anos de crescimento lento, o modem embutido nos computadores começa a dar sinais de ter entrado em rota de expansão acelerada. "A ABI prevê, com base nos 3,5 milhões de unidades comercializadas em 2008, que as vendas de modems embutidos em notebooks e netbooks mais do que duplicarão neste ano", afirmou Solis. A empesa prevê que o mercado deve superar a marca das 7 milhões de unidades vendidas neste ano.
Como um dos impulsionadores, ele aponta as operadoras, em especial na Europa Ocidental, que estão subsidiando modems USB e oferecendo planos de dados que incluem até netbooks ou notebooks equipados com modems embutidos de forma gratuita.
Solis, porém, advertiu que, apesar do cenário positivo para o mercado de modems embutidos, a recessão econômica mundial terá, inevitavelmente, um impacto sobre o mercado, devido à redução nas vendas de laptops.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.