A campanha de lançamento nos Estados Unidos do modelo New Fiesta 2014, da Ford, ficará a cargo de consumidores que sejam usuários de redes sociais e residentes naquele país, conforme anunciou a montadora de automóveis esta semana, em Nova York (EUA).
Segundo a empresa, 100 pessoas serão selecionadas nas redes sociais e durante eventos esportivos e de entretenimento, como X Games e American Idol.
Cada uma delas receberá um New Fiesta 2014, combustível, seguro e as ferramentas necessárias para que atue como agente do "Fiesta Movement", mostrando aos seus seguidores os atributos do carro por meio de posts, fotos e vídeos.
O conteúdo gerado deverá ser usado pela Ford em anúncios impressos em revistas e propagandas de TV, tornando o consumidor uma "celebridade na frente e atrás das câmeras".
O objetivo dos profissionais de marketing da Ford é mostrar a "personalidade" do carro por meio das histórias e experiências de pessoas reais e chamar a atenção sobretudo da geração Y. Segundo a montadora, o Fiesta é o veículo que mais atrai esses jovens, nascidos entre os anos 1980 e 2000.
"Esse público está acostumado a criar conteúdo sobre as suas vidas. Assim, faz sentido dar a eles uma plataforma maior para exercitar sua criatividade. Faz parte da democratização dos meios de comunicação", diz Keith Koeppen, gerente de publicidade e mídia da Ford.
A Ford é pioneira no uso de mídias sociais para lançamento de suas marcas.
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