Dispor no quarto de acesso gratuito à internet por meio da tecnologia Wi-Fi é o item número um da lista de comodidades mais esperadas por hóspedes de hotéis em 28 países, conforme pesquisa realizada junto a mais de 8.600 entrevistados pelo site Hoteis.com, especializado em reservas de acomodações online.
O levantamento, realizado em janeiro deste ano, constatou que o acesso gratuito via Wi-Fi supera a preferência por estacionamento gratuito e café da manhã de cortesia na escolha de um hotel para lazer ou viagens de negócios.
Entre os turistas brasileiros, entretanto, o Wi-Fi gratuito ficou em segundo lugar, atrás da preferência pelo café da manhã de cortesia.
Os dados globais da pesquisa apontam que 34% dos entrevistados dizem que o acesso gratuito à rede Wi-Fi é o fator número um na escolha de um hotel, mesmo em viagens de lazer. Quando a viagem é a negócios, esse percentual sobe para 56%.
O desejo de que a oferta dessa tecnologia sem fio se torne comodidade padrão nos hotéis foi mencionado por 66% dos respondentes. Apenas 11% dos viajantes ao redor do mundo estariam dispostos a pagar pelo Wi-Fi ao se hospedar em um hotel.
Outros benefícios tecnológicos que influenciam a escolha do hotel por parte dos entrevistados incluem conexão total e unificada nos quartos com acesso por meio de controle remoto único (20% dos votos) e disponibilidade de tablets para acesso a informações, serviço de quarto e guias turísticos (15%).
Carolina Piber, diretora de marketing da Hoteis.com para a América Latina, diz que é esperado que os hóspedes desejem facilidade de acesso a tecnologias com as quais já estão familiarizados.
"Eles estão usando seus tablets, smartphones e laptops para planejar atividades, ficar conectado com a família e até mesmo encomendar uma refeição para que seja entregue diretamente no seu quarto de hotel, por isso, não é nenhuma surpresa que eles exijam o livre e rápido acesso ao Wi-Fi", diz.
Fonte da imagem: divulgação Samsung Galaxy S.