Aconteceu na noite dessa terça-feira, 20, a primeira reunião para criação da primeira comunidade do blockchain Hyperledger no Brasil, com a participação de cerca de 80 executivos de negócios e desenvolvedores na sede da Oracle, em São Paulo, com link para Rio de Janeiro e Brasília.
O evento teve a participação, via videoconferência, de David Huseby, security maven da comunidade Hyperledger de Los Angeles, EUA, que explicou o funcionamento da comunidade aberta (que faz parte da Linux Foundation), sobre os grupos de pesquisa, de educação, de desenvolvimento colaborativo, etc., abertos a todos os interessados.
Ele explicou ainda sobre os diferentes frameworks e ferramentas, como Fabric, Iroha, Sawtooth, Burrow, Indy, Cello, voltados para desenvolvimento de aplicações enterprise, devices móveis, geração de smartcontracts, entre outras.
Os segmentos onde a plataforma Hyperledger está obtendo mais sucesso são os de finanças, saúde e supply chain, disse Huseby.
Num painel com a participação de Bernardo Madeira, da Smartchains; Gabriel Aleixo do ITS/Rio e A Star Labs; Percival Lucena, da IBM Research Brasil; Courtney Guimarães, Mar Ventures e Fernando Lemos, da Oracle, os executivos ressaltaram, entre outros temas, a importância da formação dos desenvolvedores para atuarem no mercado de trabalho de blockchain, que deve gerar uma forte demanda nos próximos anos; a relevância em mostrarem aos executivos das grandes empresas o potencial das redes permissionadas como a Hyperledger para a transformação digital.
"O consórcio da Hyperledger tem 130 empresas parceiras ao redor do mundo, entre elas a Sempre IT, primeira empresa 100% brasileira a fazer parte do time que ficou responsável pelo segundo painel da noite. Os executivos da Sempre IT, Thiago Azevedo, CTO, e Evandro Franco, líder técnico de blockchain, apresentaram na prática como construir um blockchain em Fabric, simulando para a plateia ao vivo como construir uma blockchain privada e o desenvolvimento de um smart contract, baseada no Hyperledger Fabric e quais são os desafios e considerações durante o desenho da solução. As apresentações serão disponibilizadas no MeetUp da Hyperledger".