A Auren Energia, uma das maiores geradoras de energia renovável do país e a comercializadora de energia no mercado brasileiro, lança neste mês uma plataforma de e-commerce de créditos de carbono. A página oferece uma solução simplificada para pessoas físicas, jurídicas e eventos que desejam compensar suas emissões, por meio de projetos de energia renovável e florestal. A iniciativa faz parte de um conjunto de estratégias da empresa para expandir o negócio, que em 2023 registrou a marca de 1,66 milhão de créditos de carbono comercializados no mercado global e gerou uma receita superior a 25 milhões de reais para a empresa.
Ao acessar a plataforma (https://carbono.aurenenergia.com.br/), o cliente poderá selecionar o tipo de crédito que deseja adquirir. Além disso, é possível obter informações sobre as características técnicas de cada projeto, que abrange os empreendimentos Ventos do Araripe III, Ventos do Piauí I e Legado Verde do Cerrado, todos registrados na Verra – certificadora mundial de compensações voluntárias de carbono. Também há a opção de escolha de um único projeto ou um combo que mescla a compensação de dois tipos de créditos. Após a compra, o cliente tem a possibilidade de realizar o pagamento via pix ou cartão de crédito com alternativa de parcelamento e recebe um certificado digital, que atesta a compensação dos créditos.
"Desenvolvemos um mecanismo democrático que possibilita a compra de créditos de carbono no ambiente virtual de forma ágil e intuitiva com a proposta de simplificar a experiência do cliente. A plataforma comercializa projetos de carbono que são de propriedade da Auren e atendem um elevado padrão de qualidade e governança. Como diferencial, criamos um processo de transparência para garantir que nossos clientes tenham acesso a informações íntegras e detalhadas a respeito dos fatores técnicos, fontes públicas e os co-benefícios sociais e ambientais desses projetos para uma compra segura e certificada", afirma o Gerente de Negócios de Carbono da Auren Energia, José Guilherme Amato.
A criação da plataforma faz parte da estratégia da empresa para ampliar sua atuação global, fomentando a entrada de novos clientes no mercado com investimento em tecnologia e inovação. Desde 2019, a empresa desenvolveu uma performance relevante e soma 4,6 milhões de créditos de carbono comercializados nesses últimos cinco anos. Atualmente, mais de 100 empresas compensam suas emissões utilizando os créditos da companhia e a meta é que até 2030 cerca de 8 milhões de créditos sejam comercializados.