O presidente da Microsoft, Bill Gates, afirmou nesta terça-feira (20/3) em Cartagena de Índias, na Colômbia, que uma série de programas e associações que a sua empresa está desenvolvendo vai beneficiar mais de 80 milhões de pessoas na América Latina em 2010. O anúncio foi feito durante a inauguração do Fórum dos Líderes de Governo das Américas, organizado pela Microsoft.
Gates falou em seu discurso sobre a importância das tecnologias da informação e comunicação no impulso da competitividade e no fortalecimento do crescimento econômico na América Latina e Caribe. ?Para que os países se tornem verdadeiramente competitivos dentro da economia global, é essencial a colaboração estratégica entre empresas, os governos e as organizações não governamentais?.
Ele mencionou várias associações com outras fundações, além do Banco Inter-Americano de Desenvolvimento, como fontes que poderão ajudar para que mais de 80 milhões de pessoas na região passam a ter acesso a essas tecnologias. Entre as iniciativas previstas, o presidente da Microsoft mencionou o Programa de Oportunidades de Emprego através da Tecnologia nas Américas (Poeta) que, segundo o secretário-geral da Organização de Estados Americanos (OEA), José Miguel Insaulza, permitirá a 250 mil pessoas sem preparação tecnológica mudar o seu futuro para conseguir um emprego.