Uma pesquisa realizada pela Rapp Collins, empresa de serviços de marketing de relacionamento pertencente ao Omnicom Group, revela que somente 0,54% das empresas no Brasil possuem blogs próprios e apenas 2,62% capturam dados dos clientes nos blogs externos à empresa e nas redes sociais de relacionamento. O levantamento, para o qual foram ouvidas 1008 empresas entre agosto e setembro do ano passado, indica ainda que apenas 5,55% das empresas que desenvolvem ações de relacionamento com seus clientes, fazem campanhas utilizando as redes sociais de relacionamento.
O dado curioso da pesquisa é que, mesmo entre as empresas que mantém blogs, somente 20% contrataram um funcionário exclusivamente para desenvolver essa ferramenta; 20% contratam uma pessoa ou empresa externa para responder em seu nome; e 44% utilizam os próprios funcionários. Além disso, o estudo aponta a liberdade das empresas para o desenvolvimento desse conteúdo, já que 8% das companhias pesquisadas permitem que pessoas externas alimentem o blog sem restrições e ainda 8% oferecem incentivos não financeiros para pessoas/empresas externas.
?Estamos vivendo um momento do surgimento do novo consumidor, que está em todos os lugares ao mesmo tempo. O ambiente mudou e, agora, os internautas estão mais conectados do que nunca. Porém, apesar das inúmeras maneiras e ferramentas de interagir com os consumidores, os blogs ainda não são uma realidade nas empresas brasileiras que estão, aos poucos, aderindo à novidade?, afirma Ricardo Pomeranz, Pomeranz, sócio-presidente da Rapp Collins Brasil.
De acordo com o executivo, apesar de 70 mil novos blogs serem criados em média por dia, essa ferramenta é ainda uma novidade para as empresas, que estão acostumadas com os processos convencionais de comunicação. ?As companhias querem entender de fato como se dará o controle das informações postadas no blog e garantir que a mensagem seja passada ao público com o conteúdo e forma desejados?, completa.