Telefonia celular desacelera e TIM se aproxima da Vivo

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O crescimento do mercado brasileiro de telefonia celular apresentou forte desaceleração nos primeiros dois meses do ano, segundo balanço divulgado nesta terça-feira (20/3) pela Anatel. Os dados consolidados da agência mostram que entre janeiro e fevereiro houve adesão de 1.268.088 novos assinantes ao Serviço Móvel Pessoal (SMP), o que representa um crescimento de 1,27% se comparados aos 99.918.621 acessos em serviço no encerramento de 2006.

Em relação ao primeiro bimestre do ano passado, porém, período em que foram habilitados 1.854.982 celulares, o crescimento de assinantes neste ano foi 31,64% menor. Nos últimos 12 meses (março de 2006 a fevereiro de 2007), o Brasil ganhou 13.121.391 novos assinantes, um crescimento de 14,9% contra 30,64% de crescimento registrados nos 12 meses anteriores.

Isoladamente, fevereiro registrou 469.568 novas linhas em operação em relação a janeiro, elevando a base do país para 101.186.709. Segundo a Anatel, fevereiro foi o mês mais fraco em termos de adesões de novas linhas desde 2003, quando foram habilitados 411.175 celulares. Apesar da evolução tímida no mês, a tendência de crescimento da teledensidade do serviço móvel no país permanece, segundo a agência. De um índice de 53,61 em janeiro, a densidade subiu para 53,79 em fevereiro, contra 53,24 no encerramento de 2006.

O Distrito Federal (DF) continuou liderando, com larga vantagem, a teledensidade móvel brasileira, com índice de 111,88 ? ou 1,11 telefone para cada habitante. O DF é, no entanto, a única unidade da federação que registra, nos últimos 12 meses, regressão (de 3,37%) no índice. O Rio Grande do Sul, por sua vez, mostrou um crescimento de 7,88% nos mesmos 12 últimos meses, o mesmo ocorrendo com o Rio de Janeiro que cresceu 7,33% no mesmo período. Isso foi acompanhado pelo Mato Grosso do Sul (índice de 64,52), mas mais timidamente: 3,08%. A diante entre os estados em termos de crescimento da densidade nos últimos 12 meses foi o Piauí. O Estado registra avanço de 30,51% no período, o que permitiu uma boa recuperação no indicador, que era de 22,58 em fevereiro de 2006 e está em 29,47 no mesmo mês de 2007.

Em termos de mercado, a Vivo ficou com 28,56% de participação em fevereiro ante 28,85% em janeiro. A perda de 0,29% entre janeiro e fevereiro foi ligeiramente mais acentuada que o 0,23% de queda entre dezembro e janeiro. Enquanto isso, a TIM manteve a segunda colocação, com 25,61% em fevereiro contra 25,51% em janeiro, reduzindo mais uma vez distância da Vivo. O ganho da TIM no período foi de 0,1% ante 0,06% entre dezembro e janeiro. A Claro, terceira do ranking, também cresceu 0,1% nos dois primeiros meses do ano, para 24,06% A Oi cresceu de 13,09% em janeiro para 13,13% em fevereiro.

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