O Banco do Brasil vai iniciar na próxima quinta-feira, dia 27, suas operações de pagamentos através de celular (serviço de m-payment) para todo o País. O anúncio será feito por Glória Guimarães, diretora de tecnologia do BB, durante o Seminário Internacional m-Payment, promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em São Paulo.
O novo serviço estará disponível para micro-pagamentos, de 1 a 100 reais. O seminário é um dos pré-eventos destinados a iniciar temas que serão aprofundados no maior congresso das instituições financeiras da América latina, o Ciab Febraban, em junho, em São Paulo.
O tema mobile banking e payment foi o tema central do Ciab Febraban 2007. Os analistas esperam que a modalidade de pagamento via celular se torne uma realidade para correntistas de todos os grandes bancos ainda esse ano.
Glória Guimarães explica que o serviço com cobertura nacional foi precedido de um projeto piloto realizado no ano passado, com cobertura restrita a quatro cidades brasileiras – Brasília, São Paulo, Osasco (SP) e Barueri (SP).
O serviço de m-payment do BB será, agora, oferecido para todo o Brasil e compreende uma parceria com a VisaNet para a produção de terminais pontos de venda a cartão (chamados POS) adaptados para interoperar com telefones celulares. Atualmente o BB possui um total de 520 mil usuários cadastrados nos serviços de Mobile Banking.