A sina mais uma vez se repete. A Palm, fabricante americana de smartphones, anunciou prejuízo de US$ 95 milhões no terceiro trimestre do seu ano fiscal de 2009, encerrado em 28 de fevereiro. Este é o sétimo trimestre seguido de perdas para a empresa, e o mais alto. O resultado foi 73,8% superior ao prejuízo de US$ 54,66 milhões em igual período do exercício fiscal anterior.
As vendas de smartphones despencaram cerca de 71% no período e somaram US$ 90,62 milhões, contra US$ 312,14 milhões no ano fiscal de 2008. A empresa vendeu 482 mil unidades no terceiro trimestre fiscal, número 42% inferior na comparação anual.
Uma das apostas da Palm para se recuperar das perdas e voltar a registrar rentabilidade é o seu novo celular, o Pre, que já recebeu muitos elogios no mercado, mas só deve ser lançado no segundo semestre. A continuidade dos negócios da fabricante está em grande parte atrelada ao sucesso do novo aparelho.
Como plano B ao Pre, a empresa anunciou rencentemente que revenderá 18,5 milhões de suas ações ordinárias para captar dinheiro no mercado e poder financiar o desenvolvimento de um novo smartphone. Essa é mais uma tentativa da Palm de recuperar o mercado perdido nos últimos tempos e voltar a apresentar resultados positivos (veja mais informações em "links relacionados" a baixo).
- Sequencia de perdas