A Avid, fornecedora de software de gerenciamento e distribuição de mídia digital, registrou prejuízo de US$ 34 milhões em 2011, ante US$ 46,2 milhões no ano anterior, uma redução de cerca de 36% ano sobre ano. A receita no ano totalizou US$ 677,9 milhões, ligeira retração de menos de 1% em relação aos US$ 678,5 milhões registrados em 2010. No quarto trimestre, o lucro líquido foi de US$ 1,2 milhão, ante um prejuízo de US$ 571 mil em igual período do ano anterior. A receita líquida, porém, teve queda de 5%, para US$ 185,3 milhões, na mesma base de comparação.
A empresa diz que a perda no ano inclui US$ 34 milhões de amortização de ativos intangíveis, compensação baseada em ações, reestruturação e outros encargos, acordos legais, custos relacionados a aquisições e ajustes de impostos.
"Os resultados foram motivadores e refletem nossos esforços contínuos para simplificar as operações e melhorar a execução em todos os países. No quarto trimestre tivemos lucro líquido pela primeira vez desde 2007", ressaltou Gary Greenfield, CEO da Avid.
Para este ano, a Avid espera resultado positivo em razão da reestruturação iniciada em outubro do ano passado. O gerente da linha de varejo para a América Latina, Astor Silva, esclarece que o plano incluiu o corte de 200 funcionários em todo o mundo nas áreas técnicas, administrativa e financeira. Além disso, a empresa realizou uma reformulação na área de vendas. A empresa, porém, não fez previsões financeiras.