Empresas criam ferramenta para reduzir rejeição de pedidos de compras online

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As perdas dos varejistas com fraudes online nos Estados Unidos totalizaram US$ 3,4 bilhões no ano passado, o que elevou a taxa de rejeição de pedidos de compra pela internet para 2,8% devido à suspeita de ação fraudulenta no pagamento. Já na América Latina, o índice de pedidos rejeitados foi dez vezes maior e atingiu 30%, de acordo com relatório anual sobre as perdas do e-commerce com fraudes da consultoria americana CyberSource, fornecedora global de soluções de gestão de pagamento.

Segundo o documento, as perdas com fraudes no pagamento chegaram a 1% do faturamento das lojas online. Além de trazer grandes prejuízos para o comerciante, essa realidade tem impedido o crescimento do negócio, principalmente em países como o Brasil. De acordo com o vice-presidente executivo de produtos e negócios da Cielo, Eduardo Chedid, o índice de fraudes em transações online hoje no país está em 0,75%.

Para tentar mudar esse panorama, a credenciadora e processadora de cartões de crédito e débito anunciou nesta terça-feira, 20, uma aliança estratégica com a CyberSource para a oferta de uma solução de prevenção à fraude em comércio eletrônico. Trata-se de um sistema de decisões e consultoria que possibilita detectar tentativas de fraudes online em tempo real, seja por meio do pagamento com cartão de crédito e débito, seja via boleto bancário.

O objetivo, segundo Chedid, é fazer com que a percepção do consumidor em relação à segurança online seja mais assertiva, o que faz com que a experiência de compra dele também seja positiva. “Nossa perspectiva não é apenas ganhar receita, mas agregar funcionalidades para que o lojista virtual possa preservar o bom comprador e identificar com precisão as transações fraudulentas, o que garantirá maior conversão de vendas com menor custo operacional.”

O executivo explica que a parceira com a CyberSource, subsidiária da Visa e presente no Brasil desde 2011, foi consolidada após a Cielo, que capturou mais de 80 milhões de transações em lojas virtuais em 2011, analisar por mais de um ano as ferramentas disponíveis no mercado. Chedid diz que a Cielo, hoje, tem 9 mil clientes ativos/mês para pagamentos online no Brasil e avalia que há muito espaço para crescer.

De acordo com Fernando Souza, diretor geral da CyberSource no Brasil, a empresa tem acesso a 60 bilhões de transações processadas por ano em todo o mundo. "A solução que estamos trazendo para o Brasil permitirá que o comércio eletrônico brasileiro tenha resultados melhores em relação a perdas por fraude, custos operacionais e aumento de vendas", garante.

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