A tendência de utilização da tecnologia na educação tem trazido novidades para a sala de aula. Com novos recursos e possibilidades, cada vez mais, professores podem transformar a forma como os alunos aprendem, ao mesmo tempo em que melhoram os resultados e aumentam o engajamento, incorporando práticas que se enquadram no âmbito do aprendizado centrado no estudante.
Com o apoio a aprendizagem de plataformas digitais, organizações acadêmicas podem desenvolver conteúdos atraentes e inovadores. Este é o objetivo da Instructure, desenvolvedora da plataforma Canvas, presente em mais de três mil instituições educacionais e empresas em todo o mundo oferecendo tecnologia para entregar e gerenciar experiências de aprendizagem online e presencial. Ao colocar o ensino nas mãos dos educadores, garante que além de eficaz a tecnologia pode ser fácil de implementar.
De acordo com pesquisa da Fundação Lemann realizada em 2015, disponibilizar materiais didáticos digitais de qualidade é visto como algo bom por 92% dos professores – mesmo percentual que acha positiva a capacitação profissional para a aplicação dessas tecnologias em sala de aula.
Um exemplo disso é o formador da Elos Educacional, Fabiano Silva, que tem mais de 10 anos trabalhando na área de educação, e utiliza a plataforma Canvas em um projeto de parceria com a Fundação Lemann nas escolas em que trabalha. "A plataforma auxilia e muito no trabalho realizado, pois atendemos escolas de vários locais do Brasil, sendo um canal de interatividade de ambas as partes". Fabiano ainda ressalta a importância da possibilidade de realizar envio de textos, vídeos e imagens para complementar os estudos na plataforma.
Não passa despercebido o forte crescimento no acesso de tecnologia por parte dos professores. Segundo pesquisa TIC Educação 2016, do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic), em 2011 apenas 15% dos educadores possuíam um smartphone. Em 2016, já eram 91%. "Consideramos importante colocar o ensino nas mãos dos professores. Com o Canvas pretendemos capacitar educadores em qualquer parte do sistema para conseguir uma aprendizagem mais interativa com ferramentas acessíveis aos alunos", afirma Lars Janér, diretor da Instructure para América Latina.
Entre os seus diferenciais em suporte ao desenvolvimento de conteúdo, a plataforma oferece a possibilidade de conectar as mais diversas mídias, como YouTube, vídeos ou muitas aplicações ou ferramentas disponíveis porque o Canvas foi elaborado usando os padrões de Interoperabilidade de Ferramentas de Aprendizagem (LTI) e APIs abertas, uma tecnologia que permite a integração de outros aplicativos de aprendizagem, disponibilizando ao professor o poder de escolha do conteúdo que ele desejar adicionar para complementar o ensino de sua matéria. "Com isso, a abordagem investigativa do aprendizado é estimulada, ajudando a criar uma geração de estudantes – mais entusiasmados, envolvidos e responsáveis – e prontos para causar impacto no mundo do trabalho", completa Janér.
Direcionado para a educação formal, do fundamental à universidade, mas também para diferentes cursos como EADs e especializações presenciais, o Canvas também coloca à disposição dos usuários o Canvas App Center, porta de entrada para um mundo de ferramentas de ensino, que podem ser facilmente instaladas, permitindo aos professores criar uma experiência de ensino personalizada. Mesmo os professores menos experientes em tecnologia podem facilmente procurar uma biblioteca de ferramentas LTI e instalá-las em um único clique, sem ajuda de um departamento de TI.
Com essas possibilidades, educadores podem agora criar, disseminar e monitorar o envolvimento de conteúdo relevante para se adequar aos interesses de cada disciplina, o que faz toda a diferença na eficácia do ensino.