Plataforma Prudentte agiliza crescimento de bancos digitais na nuvem AWS.

0

Post content – A Prudentte, plataforma que oferece serviços de banco digital (BaaS) para o mercado tem uma história incomum de sucesso. Ela começou sua trajetória atendendo uma startup chamada Parcelamos Tudo, que oferece pagamento de tributos municipais, estaduais e federais financiados em até 12 parcelas no cartão de crédito em todo o Brasil dentro de sua plataforma de banking.

Segundo André Navarro, CTO da Prudentte, esse negócio chamou atenção do influencer digital, Carlinhos Maia, para ao qual foi criado o GiraBank, um banco digital popular desenvolvido em apenas 3 meses e lançado em 10 de junho de 2022.

"Nos planejamos atingir a meta de 200 mil contas até dezembro daquele ano, uma proposta bastante agressiva, tendo em vista que no lançamento do pioneiro Banco Original foram abertas 50 mil contas em 4 meses. Ninguém acreditava que fossemos atingir esse objetivo, pois a abertura de contas digitais exige uma série de fatores, como tirar uma selfie da pessoa, validar dados do correntista, consultar o CEP nos Correios, consultar birôs de crédito para verificar a saúde financeira do cliente, usar componentes de terceiros entre outros procedimentos", diz.

Mas essa expectativa foi superada de uma forma que ninguém imaginava. "Depois que o Carlinhos Maia fez um post nas redes sociais no dia 12 de junho, data do seu aniversário, sobre a criação do GiraBank, foram abertas cerca de um milhão de contas em apenas 10 dias. O volume de dados era tão gigantesco, que só para se ter uma ideia, nosso ambiente na AWS cresceu de uma forma que faltou número IP para colocar em máquina, pois chegamos no limite do limite, por assim dizer. Com isso, em dezembro contabilizamos mais de 1.340.000 contas abertas", comemora Navarro.

Segundo o executivo, o GiraBank continua a implantar novos produtos com apoio da Prudentte, como a MVNO (operadora móvel privada) que lançou um chip de celular para os clientes da instituição bancária.

Nuvem

Desde sua fundação, a Prudentte é cliente da Amazon Web Services (AWS), que através da parceria BSP, apoiou a fintech desde a refatoração do todo o ambiente de TI, que ficou totalmente pronto em dezembro de 2022, deixando a estrutura otimizada e apta para implantação de novo portfólio de produtos financeiros e novos bancos digitais.

Ela usa os todos microserviços da AWS para as APIS, como Amazon API Gateway, Amazon Elastic Kubernetes Service (Amazon EKS), Amazon Relational Database Service (Amazon RDS) e o Amazon Simple Storage Service (Amazon S3) um serviço escalável que armazena o grande volume de documentação e selfies dos clientes do GiraBank e de todos os outros.A robustez da plataforma AWS também propiciou mais segurança "pois nós sofremos ataques diariamente de pessoas tentando invadir a plataforma, buscando fazer engenharia reversa dos aplicativos do banco. Também trouxe maior maturidade para nosso time de colaboradores", explica Navarro.

Experiência

O executivo diz ainda que toda essa experiência trouxe frutos bastante produtivos para a Prudentte, que hoje é a plataforma para o lançamento do primeiro banco municipal do Brasil, o banco da cidade de Guarulhos (SP). "Também nos credenciamos para participar da concorrência da plataforma do banco municipal da cidade de São Paulo, que vai agrupar todos os benefícios dos diferentes órgãos do município", diz Navarro.

"Temos uma equipe de 25 pessoas de desenvolvimento, uma empresa bem otimizada com alto índice de produtividade, que trabalha com times bem focados e coesos e multidisciplinares. E esse é o segredo do sucesso da Prudentte", enfatiza o CTO.

"Se um interessado tiver todas as autorizações legais e credenciamento junto as lojas de aplicativos da Apple e Google, abrimos um banco digital, com cartão de crédito internacional, em 48 horas", conclui Navarro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.