Alares registra aumento significativo de EBITDA de 78% em relação ao ano anterior atingindo R$ 339 milhões em 2024

0

Nesta terça-feira (18/03), a Alares, operadora de telecom sediada em São Paulo, que está presente em sete estados e 228 cidades brasileiras, anunciou os resultados consolidados do 4° trimestre de 2024 (4T24) e do ano de 2024. O ano passado foi marcado por conquistas significativas para a empresa, atingindo uma base de 793 mil clientes, expandindo sua presença em São Paulo, principalmente a partir da aquisição da Azza Telecom, provedor paulista com sede em Sorocaba.

Receita Líquida e EBITDA

A Alares alcançou um EBITDA de R$ 338,8 milhões em 2024, representando um crescimento de 78% em relação ao ano anterior. A margem EBITDA também apresentou um avanço significativo, chegando a 45%, um aumento de 11,5 pontos percentuais em comparação a 2023. Já a receita líquida totalizou R$ 753,6 milhões, demonstrando crescimento de mais de 32,7% comparado a 2023. Esse crescimento aconteceu tanto por conta das aquisições bem-sucedidas, quanto pela aceleração do crescimento orgânico.

Já no quarto trimestre de 2024, a receita líquida foi de R$ 222,7 milhões, com crescimento de 29,4% na comparação com o 4T23. No 4T24, a companhia registrou R$ 96,9 milhões de EBITDA, apresentando o crescimento expressivo de 164% em relação ao 4T23, com margem EBITDA de 43,5% no trimestre, um incremento de 22.2 p.p. comparado às margens apuradas no 4T23.

A base de assinantes, por sua vez, atingiu 793 mil ao fim de 2024, registrando um crescimento de 26% em relação ao ano anterior, impulsionado tanto pela pelo ganho líquido de clientes em suas regiões de atuação quanto pela aquisição da Azza. A Alares ampliou sua capacidade de conectar pessoas e empresas, passando a atender 228 cidades e expandiu sua infraestrutura chegando a 3,2 milhões de Homes Passed, um aumento de 27% em comparação a 2023.

"Os nossos resultados foram impulsionados pela capacidade da companhia em crescer orgânica e inorganicamente, e a sólida competência da Alares em integrar com excelência as empresas adquiridas. Nosso processo de aquisição, além de estar sempre focado em ativos de qualidade e com alto potencial de crescimento, é otimizado pela participação ativa das diversas áreas da empresa, know-how acumulado ao longo de anos e um time de M&A qualificado. Esta abordagem tem se mostrado um diferencial e mostrou ser fundamental para o sucesso nas integrações e resultados que apresentamos hoje e que continuará sendo um pilar estratégico para nosso crescimento sustentável." disse Denis Ferreira, CEO da Alares.

A Alares investiu R$ 207,7 milhões em Capex em 2024, valor 7,6% maior em relação a 2023 e é reflexo do crescimento das operações da Companhia, expansões pontuais de rede, melhorias em infraestrutura e desenvolvimentos de sistemas com alto foco em entregas de IA, com resultados comprovados de negócio. A companhia atingiu EBITDA-Capex de R$131,1 milhões, aumento de R$ 134,0 milhões em relação ao ano anterior. Esse desempenho foi possível devido ao aprimoramento de controles e processos, incluindo uma gestão de estoques mais precisa, recuperação de equipamentos mais eficiente e maior efetividade na gestão de fornecedores.

Em 2024 a companhia registrou uma redução de 36,1% no prejuízo, quando comparado ao ano anterior,atingindo R$ 100,5 milhões, fruto de uma melhora consistente dos resultados operacionais. No 4T24, a redução foi de 81,8% em relação ao 4T23, atingindo R$ 12,8 milhões de prejuízo.

Inteligência Artificial

A utilização de inteligência artificial também tem sido outro diferencial. Ao longo de 2024, acelerou-se a implantação de diversas soluções de IA que visam otimizar as operações e também trazer benefícios em relação a experiência dos clientes. Resultados concretos no negócio já estão sendo capturados.

Qualidade e reconhecimento

O compromisso com a qualidade e a excelência foi reconhecido com importantes premiações, como o ouro no Prêmio Smart Customer nas categorias Relacionamento com Colaboradores e Respeito ao Cliente, além de premiações na ABEMD e ABT, evidenciando a dedicação ao atendimento e à satisfação do cliente. Além disso, a Alares foi reconhecida como a marca mais lembrada na categoria Provedor de Internet no Prêmio Top Natal, no RN.

Desenvolvimento interno

Diversas iniciativas de valorização dos nossos times foram desenvolvidas ao longo de 2024. A meta de adesão à Visita a Campo, programa que incentiva líderes a vivenciarem o dia a dia das operações de call center, vendas, instalação e manutenção, e o programa "Jeito Alares de Atender" formou uma série de profissionais garantindo padronização e capacidade de executar o melhor atendimento técnico em todas as regiões onde a operadora está presente. O segundo ciclo do programa "Alares Reconhece" reforçou a valorização dos talentos internos e o indicador de satisfação dos colaboradores (eNPS) chegando a 71% de favorabilidade, refletindo um ambiente de trabalho cada vez mais positivo e motivador.

Sustentabilidade

Mantendo seu compromisso com o aprimoramento de práticas sustentáveis, a Alares deu continuidade a iniciativas como os projetos "Beach Clean", "Escola Conectada" e "ELAS na Técnica", promovendo impacto positivo nas comunidades onde está inserida. Com a iniciativa Escola Conectada, por exemplo, a Alares já impactou mais de cinco mil alunos. A redução da emissão de gases de efeito estufa também foi foco da empresa, atingindo 76% do abastecimento da frota de veículos com etanol. Os valores e cultura da companhia são constantemente afirmados e disseminados, especialmente nos "Encontros de Ideias", que criam momentos de aproximação e diálogo com os colaboradores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.