Cinco tendências que vão transformar a atuação dos profissionais de TI nos próximos anos

0

A rápida evolução da tecnologia continua a transformar o mercado de trabalho, exigindo que os profissionais de Tecnologia da Informação (TI) acompanhem essas mudanças para se manterem competitivos. Segundo o relatório 'Futuro do Trabalho', do Fórum Econômico Mundial, a área de TI está entre as mais promissoras até 2027, com a criação de mais de 970 mil vagas no Brasil.

Áreas como Inteligência Artificial (IA), computação em nuvem e cibersegurança seguirão impulsionando a demanda por especialistas altamente qualificados. No entanto, mais do que acompanhar as tendências para 2025, os profissionais mais experientes do setor devem se preparar para os avanços que irão moldar o setor e os profissionais de  TI nos próximos anos. Indico algumas para ficarem atentos:

  • Inteligência Artificial (IA) e automação avançada

A Inteligência Artificial está se tornando cada vez mais sofisticada e integrada ao ambiente corporativo. Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), a IA poderá impactar quase 40% dos empregos globalmente, criando novas oportunidades, mas também exigindo novas competências. Profissionais de TI precisarão se especializar no desenvolvimento, integração e segurança dessas soluções para continuar à frente.

2) Expansão da Internet das Coisas (IoT) e da conectividade 5G
O estudo da ManpowerGroup prevê 30 bilhões de dispositivos conectados até 2030, aumentando a demanda por arquitetos de soluções e engenheiros especializados em IoT. A conectividade 5G permitirá uma comunicação mais rápida e eficiente entre dispositivos, impulsionando aplicações avançadas em gestão urbana, automação industrial e segurança digital.

3) Desenvolvimento de software

As abordagens low-code e no-code estão democratizando o desenvolvimento de software, permitindo que mais pessoas criem aplicações sem conhecimento profundo de programação. No entanto, especialistas em TI continuarão sendo essenciais para a arquitetura de sistemas complexos, integração de plataformas e segurança das soluções.

4) Computação em nuvem e infraestrutura escalável
O mais recente estudo da McKinsey mostra que essa tecnologia pode gerar US$ 3 trilhões com redução e otimização de custos, ganhos na produtividade e, principalmente, na geração de novos modelos de negócios até 2030. Profissionais com expertise em arquitetura de nuvem, gestão de dados e segurança cibernética serão altamente valorizados, uma vez que empresas de todos os portes estão migrando para ambientes mais flexíveis e escaláveis.

5) Cibersegurança e proteção de dados
Com o Brasil sendo um dos países mais impactados por crimes cibernéticos na América Latina, a cibersegurança se torna uma prioridade estratégica para as empresas. Profissionais especializados na proteção contra ataques, gestão de riscos e conformidade regulatória estarão entre os mais requisitados no mercado.

As transformações tecnológicas seguem em ritmo acelerado, e os profissionais de TI mais experientes precisam se antecipar às mudanças para continuar competitivos. A capacitação constante e a especialização em áreas emergentes são fundamentais para liderar as inovações que vão redefinir o futuro da tecnologia.

Marcelo Peixoto, CEO na Minds Digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.