A General Motors do Brasil implantou a solução Ethernet to the Factory (EttF), da Cisco Systems, para integrar os processos de produção, vendas e distribuição de veículos da planta de São Caetano do Sul. A montadora construiu uma nova infra-estrutura que, segundo o presidente da Cisco Systems do Brasil, Rafael Steinhauser, está pronta para suportar voz, vigilância em vídeo, mobilidade, comunicações IP e diversas aplicações multimídia.
Com a rede Ethernet, a expectativa é melhorar o gerenciamento dos sistemas de supervisão de produção. O projeto permite a integração de PLCs (sigla em inglês de Programmable Logic Controllers) robóticos à linha de produção e o acesso, em tempo real, aos sistemas legados e às aplicações de supply chain, relacionamento com o cliente (CRM) e gestão integrada (ERP).
O EttF, que integra a família de soluções de conectividade Cisco Intelligent Networked Manufacturing, tem como um dos seus componentes críticos o switch Catalyst 2955, equipamento de classe industrial para conexões em rede Fast Ethernet e Gigabit Ethernet. O equipamento suporta aplicações complexas em ambientes de automação de industrial.