A fornecedora de software de gestão empresarial IFS anunciou o desenvolvimento de uma versão específica de sua solução de manutenção para o mercado brasileiro de aviação comercial. Integrada ao software de gestão empresarial IFS Applications, a nova versão é voltada para companhias aéreas que realizam a própria manutenção de suas aeronaves, como também para empresas que prestam esse serviço tanto para aviões quanto para helicópteros.
De acordo com a empresa, a solução foi desenhada de acordo com as necessidades do dia-a-dia do setor e abrange todo o ciclo de vida das aeronaves, o que inclui o gerenciamento de frotas, com dados sobre todas as configurações de aeronaves, além de parâmetros operacionais de cada componente, controlando as peças por horas de vôo, ciclos de vôo, horas operacionais e horas de motor.
O sistema possibilita, ainda, a manutenção de linhas, que são os reparos realizados durante as paradas de cada vôo, podendo ser feita através de palmtops ou relatórios, além da manutenção, reparo e overhaul (MRO), voltado para a manutenção no hangar, conserto e reposição.
?No mercado de aviação atual, as linhas aéreas e outras operadoras de aeronaves exigem serviços confiáveis com orçamentos cada vez mais enxutos. Essa demanda é configurada no IFS Applications para maximizar a utilização dos equipamentos e reduzir a manutenção, assim como os custos de estoque?, afirma Valdir Pandolfi, diretor comercial da vertical de manutenção da IFS Brasil.
Ele explica que o IFS MRO foi localizado para as demandas nacionais, o que necessitou de um investimento de mil horas para adequá-lo às normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A tecnologia é oferecida tanto para as empresas que operam somente no Brasil quanto para as que mantêm uma estrutura na América Latina.