O número de internautas residenciais ativos no Brasil atingiu a marca de 16,3 milhões em março, de acordo com pesquisa divulgada nesta sexta-feira (20/4) pelo Ibope/NetRatings. O levantamento mostra que a quantidade de pessoas que mora em domicílios com ao menos um computador com acesso à internet chegou aos 25 milhões, sendo que 32,9 milhões de brasileiros já têm acesso à rede em outros locais, como no trabalho, na escola e universidade, por exemplo.
Dados da pesquisa indicam que o país continua a liderar em tempo médio de navegação. O internauta brasileiro é o que gasta mais tempo navegando, com uma média de 20 horas e 54 minutos, seguido pelos franceses (19h56), norte-americanos (19h08), japoneses (18h34) e alemães (17h53), de acordo com ranking que mede a navegação residencial em dez países.
Os sites mais visitados no mês de março pelos brasileiros foram os relacionados à viagem e turismo ? que engloba empresas aéreas, agências de turismo, hotéis, guias e mapas ?, com a visita de 4 milhões de usuários, ou 25% do total dos usuários residenciais. O tempo médio gasto pelo internauta nesses sites foi de 30 minutos. Também obteve destaque a categoria casa e moda, com subcategorias que tratam de beleza, culinária, jardinagem e imóveis.
Os sites relacionados a notícias e automóveis também tiveram grande acesso de visitantes, com 10,5 milhões e 2,6 milhões de visitantes residenciais, respectivamente.