A Xerox anunciou nesta sexta-feira (20/4) os resultados financeiros do primeiro trimestre de 2007. A receita bruta da empresa totalizou US$ 3,8 bilhões, um crescimento de 4% na comparação com igual período do ano passado. Já as receitas financeira e de pós-vendas ? fluxo que representa mais de 70% da receita total da companhia ? aumentaram 6%. Essa expansão foi impulsionada pelo incremento de 7% da receita de pós-vendas com equipamentos digitais. Ambas as receitas, total e de pós-vendas, incluem um benefício cambial de três pontos percentuais.
As margens brutas representaram 40,6%, cerca de meio ponto apenas acima do registrado no primeiro trimestre de 2006. Despesas gerais, administrativas e de vendas se mantiveram em 24,9% da receita com recuperação de 1,7 pontos percentuais ano sobre ano. Além disso, a Xerox gerou um fluxo de caixa operacional de US$ 187 milhões e fechou o período com US$ 1,3 bilhão em caixa e investimentos de curto prazo.
Desde que lançou seu programa de recompra de ações em outubro de 2005, a empresa já readquiriu cerca de 114 milhões de ações até a presente data, totalizando US$ 1,7 bilhão de um programa de US$ 2,5 bilhões.
A receita da Xerox foi puxada por produtos com tecnologia de cor, como impressoras gráficas, de trabalho e multifuncionais. A receita com equipamentos de cor cresceu 17% no primeiro trimestre e já representa 37% de toda a receita da empresa, superior em 4% ao primeiro trimestre de 2006. Segundo a fabricante somente no ano passado, foram produzidos mais de 30 bilhões de páginas coloridas com a sua tecnologia. No primeiro trimestre, o volume de páginas impressas em cores contribuiu para um crescimento da ordem de 21% na receita de pós-vendas.
Já a divisão de serviços de gestão de documentos gerou cerca de US$ 800 milhões em receita no trimestre, um crescimento de 10% na receita de pós-venda com serviços. Do mesmo modo, o negócio de produção da Xerox, que abastece gráficas comerciais e indústrias que usam equipamentos de impressão digital de alta velocidade, teve a receita ampliada em 5%.
Por outro lado, as instalações com produtos de tecnologia monocromática tiveram declínio de 7%, uma vez que o crescimento com equipamentos de baixa produção e alimentação contínua (continuous feed) compensou apenas parcialmente o declínio com equipamentos de produção de alta capacidade. As instalações com equipamentos de tecnologia colorida cresceram 4%, reflexo de uma forte demanda para a impressora de produção gráfica digital Xerox iGen3 e à procura pela DocuColo 5000.
Na área de produtos para escritório, que oferece tecnologia e serviços relacionados ao processamento de documentos, a receita total cresceu 2% no trimestre. As instalações com equipamentos monocromáticos para escritórios caíram 5%, em razão da queda na atividade no mercado de desktops. A forte demanda por equipamentos em cores da família WorkCentre, porém, resultou no crescimento de 71% no volume de instalações para multifuncionais em cores.
Além das novas ofertas em produtos e serviços, a Xerox vem se movimentando agressivamente para ampliar sua presença no mercado de pequenas e médias empresas. No início deste mês, por exemplo, ela adquiriu a Global Imaging Systems por US$ 1,5 bilhão, negócio que, uma vez concluído, transfere à empresa o acesso a cerca de 200 mil novos clientes e amplia a base de distribuição para esse segmento de empresas nos Estados Unidos em mais de 50%.